Naturalismo (arte): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 200.238.106.29 para a última revisão de 179.210.76.131, de 15h19min de 21 de agosto de 2016 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
'''Naturalismo''' em arte se refere para a descrição de objetos realísticos ambientes naturais. O movimento do [[Pintura do realismo|Realismo]] do [[século XIX]] defendeu naturalismo em reação para as estilizadas e idealizadas representações de assuntos em [[Romantismo]], mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos. Exemplo de Naturalismo é a obra de arte do artista americano [[William Bliss Baker]], cujas [[pintura]]s da [[paisagem]] são consideradas algumas dos melhores exemplos do movimento do naturalismo. Uma parte importante do movimento do naturalismo foi a perspectiva de vida de [[Darwin]] e sua visão da futilidade do homem contra as forças da natureza.
Iniciou-se durante as duas primeiras décadas do século XVII graças a pintores italianos como: Orazio Gentileschi, sua filha Artemisia, Bartolomeo Manfredi e Battistello, e mais tarde graças aos estrangeiros que foram trabalhar na Itália, como o francês Valentin de Boulogne, o holandês Gerrit van Honthorst e o espanhol José de Ribera, chamado o Espanholeto.


O Naturalismo começou no início da era da [[Renascimento|Renascença]], e se desenvolveu mais durante a [[Renascença]], como por exemplo a [[Escola Florentina]].
O Naturalismo difere do Realismo, mas não é independente dele. Ambos crêem que a arte é a representação mimética e objectiva da realidade exterior. Foi a partir desta tendência geral para o Realismo mimético que o Naturalismo surgiu, sendo por isso muitas vezes encarado como uma intensificação do Realismo. As características principais são: tentativa de aplicar à literatura as descobertas e métodos da ciência do séc.XIX (filosofia, sociologia, fisiologia, psicopatologia, etc), tentando explicar as emoções através da sua manifestação física (apresenta, assim, mais razões científicas do que o simples descrever dos factos do Realismo); resultou muitas vezes na escolha de assuntos mais chocantes (alcoolismo, jogo, adultério, opressão social, doenças, as suas causas e consequências), vocabulário mais terra-a-terra, motes mais cativantes ou detalhes mais fotográficos.


Naturalismo é um tipo de arte que presta atenção em qualquer detalhe preciso e retrata objetos e coisas como são.
O Naturalismo acabou por se tornar uma doutrina (instituiu que o indivíduo era primária e fundamentalmente modelado pela hereditariedade, meio e educação - pela "natureza"), com uma certa visão muito específica (Eça de Queirós chamou-lhe a "forma científica que a arte assume") do Homem e do seu comportamento, tornando-se mais concreto mas também mais limitado que o Realismo, embora que, como os olhos do observador/escritor não são lentes inanimadas, a reprodução da realidade em cada uma das obras Naturalistas, pode reconhecer-se como sendo individual, e os Naturalistas acabam por afastar-se da própria teoria.


==Veja também==
==Veja também==

Revisão das 11h30min de 2 de março de 2017

Naturalismo em arte se refere para a descrição de objetos realísticos ambientes naturais. O movimento do Realismo do século XIX defendeu naturalismo em reação para as estilizadas e idealizadas representações de assuntos em Romantismo, mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos. Exemplo de Naturalismo é a obra de arte do artista americano William Bliss Baker, cujas pinturas da paisagem são consideradas algumas dos melhores exemplos do movimento do naturalismo. Uma parte importante do movimento do naturalismo foi a perspectiva de vida de Darwin e sua visão da futilidade do homem contra as forças da natureza.

O Naturalismo começou no início da era da Renascença, e se desenvolveu mais durante a Renascença, como por exemplo a Escola Florentina.

Naturalismo é um tipo de arte que presta atenção em qualquer detalhe preciso e retrata objetos e coisas como são.

Veja também

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.