Maomé I, o Cavalheiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Desfeita(s) uma ou mais edições de Hupikof, com Reversão e avisos
m Renato de carvalho ferreira moveu Maomé I, o Amável para Maomé I, o Cavalheiro
(Sem diferenças)

Revisão das 21h32min de 24 de novembro de 2017

Maomé I

Maomé I, o Amável[1] (em turco otomano: چلبی محمد; romaniz.:Çelebi Mehmet; 1389 - Edirne, 26 de maio de 1421) foi um sultão do Império Otomano.

Pseudônimos

Maomé também era conhecido como:

Seus ancestrais

Maomé foi um dos filhos de Beyazid I e Devlet Hatun (que é filha de Yakub Shah. Descendente de Mevlana Celaleddin-i Rumi e do sultão Veled).

Vida

Reinado

Maomé se auto condecorou sultão em Adrianópolis (Edirne). Restaurou o Império mudando a capital de Bursa para Adrianópolis e conquistou partes da atual Albânia, o Emirado de Candaroglu e o Reino Armênio da Cilícia. Ele reconheceu o imperador bizantino como seu "pai e soberano" e o foi indistintamente leal.

Morte

Maomé tinha 47 anos quando morreu e seu reinado como sultão do império reunificado durou apenas oito anos. Foi enterrado em um mausoléu em Bursa, que foi construído por ele mesmo. O lugar é todo decorado em porcelana verde e é considerada uma das construções mais bonitas do lugar. É interessante salientar que nas imediações do mausoléu, Maomé fundou uma escola e um refeitório para os pobres.

Opiniões sobre o sultão

O reinado de Maomé I é citado por Joseph von Hammer-Purgstall como "um período favorável para Literatura e amigável para a Poesia dentre os Otomanos".

Patrônomo

Maomé foi reconhecido como patrônomo de mérito intelectual. Deu suporte para os escritores da época e financiou muitos projetos literários.

Referências

  1. Loyn 1990, p. 264.

Bibliografia

  • "History of Ottoman Turks" (1878)
  • Loyn, Henry R. (1990). Dicionário da Idade Média. [S.l.]: 8571101515 

Precedido por
Bayezid I
Sultão Otomano
1403 – 1421
Sucedido por
Murad II