Preguiça-comum: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
acrescentei informações e melhorei a coesão textual
Informações foram acrescentadas
Etiquetas: Expressão problemática Provável parcialidade Editor Visual
Linha 21: Linha 21:
}}
}}


A ''Bradypus variegatus'' é a famosa '''preguiça-comum'''. Esse animalzinho de cara simpática, são em geral, de cor cinza com riscos branco ou marrom, com manchas claras ou pretas. às vezes apresentam coloração verde por conta dos musgos dos troncos das árvores que ficam fixados em seu corpo. Essa coloração ajuda a camuflar estes animais com a vegetação.<ref>{{Citar web|url=https://pt.wikibooks.org/wiki/Bichos_da_mata/Bicho-pregui%C3%A7a|titulo=Bichos da mata/Bicho-preguiça - Wikilivros|data=|acessodata=2018-10-18|obra=pt.wikibooks.org|publicado=|ultimo=|primeiro=|lingua=pt}}</ref> A '''preguiça-comum''' (''Bradypus variegatus''), tem os pelos são longos, grossos e ondulados, com coloração que varia do marrom-pálido ao marrom-amarelado, com manchas esbranquiçadas concentradas na parte dorsal próxima aos membros posteriores (Emmons 1990, Eisenberg & Redford 1999). Os pelos da face são mais curtos e a na faixa suborbital apresenta cor mais clara, ressaltando uma faixa de cor negra que contorna os olhos, como uma máscara, e que se estende para baixo pelas laterais da face (Wetzel 1985, Miranda & Costa 2006, Silva 2012). Os pelos da garganta são castanhos em toda sua extensão. Em algumas localidade, principalmente na área de simpátrica com ''B. tridactylus'', os pelos da garganta podem ser dourados, mas sempre com a base castanha. B. variegatus não apresenta o forame nasofaríngeorostrodorsal, observados somente em ''B. tridactylus'' (Wetzel & Kcok 1973). O ventre possui uma coloração uniforme castanho acinzentado similar à do dorso, mas sem as manchas brancas (Silva 2012).<ref>{{Citar web|url=http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-de-conservacao/7116-mamiferos-bradypus-variegatus-preguica-comum|titulo=Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Mamíferos - Bradypus variegatus - preguiça comum|acessodata=2018-10-18|obra=www.icmbio.gov.br|lingua=pt-br}}</ref>
A '''preguiça-comum''' (''Bradypus variegatus'') tem mais ou menos 50cm de comprimento, mas podem chegar a 1m. Alimentam-se das folhas da [[Embaúba (árvore)|embaúba]], [[figueira]] e [[ingazeira]], dessa última, além da folhas, também come os frutos.


A '''preguiça-comum''' mede em torno de 50cm de comprimento, mas podem chegar a 1m. Alimentam-se das folhas da [[Embaúba (árvore)|embaúba]], [[figueira]] e [[ingazeira]], dessa última, além da folhas, também come os frutos.
Estudos demonstram que a embaúba pertence às [[rosáceas]], portanto, a [[preguiça-comum]] pode alimentar-se também de rosas, pertencentes as rosáceas. Elas têm preferência por alimentos doces.

A preguiças- comum tem como estratégia de sobrevivência os movimentos lentos e silenciosos e a pelagem que se confunde com as árvores, desviando a atenção dos predadores naturais.

Natural da Mata Atlântica e da Amazônia, o bicho-preguiça pode ser encontrado também em outros países da América do Sul e da América Central. Embora ainda não seja considerado um animal em extinção, já está desaparecendo de diversas regiões onde era comum - como no Nordeste brasileiro.

Entre as espécies ameaçadas estão o bicho-preguiça comum e o de coleira, encontrados no Sul da Bahia. O desmatamento é a principal causa do desaparecimento dessas duas espécies, que passam quase todo o tempo de seus 50 anos de vida (em média) em cima das árvores, onde se alimentam de 22 espécies diferentes de vegetação da Mata Atlântica e dormem cerca de 14 horas diárias. Vítimas também das queimadas, as preguiças costumam fugir para áreas próximas às cidades, tornando-se uma presa fácil para caçadores ilegais.<ref>{{Citar web|url=http://www.petropolis.rj.gov.br/sma/index.php/mata-atlantica/fauna/354-bicho-preguica.html|titulo=Bicho Preguiça|acessodata=2018-10-18|obra=www.petropolis.rj.gov.br|ultimo=User|primeiro=Super|lingua=pt-br}}</ref>


Em alguns locais, a preguiça-comum é também chamada de [[preguiça-bentinho]], e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da [[preguiça-real]].
Em alguns locais, a preguiça-comum é também chamada de [[preguiça-bentinho]], e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da [[preguiça-real]].

Revisão das 18h02min de 18 de outubro de 2018

Como ler uma infocaixa de taxonomiaPreguiça-comum

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Família: Bradypodidae
Género: Bradypus
Espécie: B. variegatus
Nome binomial
Bradypus variegatus
Schinz, 1825
Distribuição geográfica

A Bradypus variegatus é a famosa preguiça-comum. Esse animalzinho de cara simpática, são em geral, de cor cinza com riscos branco ou marrom, com manchas claras ou pretas. às vezes apresentam coloração verde por conta dos musgos dos troncos das árvores que ficam fixados em seu corpo. Essa coloração ajuda a camuflar estes animais com a vegetação.[1] A preguiça-comum (Bradypus variegatus), tem os pelos são longos, grossos e ondulados, com coloração que varia do marrom-pálido ao marrom-amarelado, com manchas esbranquiçadas concentradas na parte dorsal próxima aos membros posteriores (Emmons 1990, Eisenberg & Redford 1999). Os pelos da face são mais curtos e a na faixa suborbital apresenta cor mais clara, ressaltando uma faixa de cor negra que contorna os olhos, como uma máscara, e que se estende para baixo pelas laterais da face (Wetzel 1985, Miranda & Costa 2006, Silva 2012). Os pelos da garganta são castanhos em toda sua extensão. Em algumas localidade, principalmente na área de simpátrica com B. tridactylus, os pelos da garganta podem ser dourados, mas sempre com a base castanha. B. variegatus não apresenta o forame nasofaríngeorostrodorsal, observados somente em B. tridactylus (Wetzel & Kcok 1973). O ventre possui uma coloração uniforme castanho acinzentado similar à do dorso, mas sem as manchas brancas (Silva 2012).[2]

A preguiça-comum mede em torno de 50cm de comprimento, mas podem chegar a 1m. Alimentam-se das folhas da embaúba, figueira e ingazeira, dessa última, além da folhas, também come os frutos.

A preguiças- comum tem como estratégia de sobrevivência os movimentos lentos e silenciosos e a pelagem que se confunde com as árvores, desviando a atenção dos predadores naturais.

Natural da Mata Atlântica e da Amazônia, o bicho-preguiça pode ser encontrado também em outros países da América do Sul e da América Central. Embora ainda não seja considerado um animal em extinção, já está desaparecendo de diversas regiões onde era comum - como no Nordeste brasileiro.

Entre as espécies ameaçadas estão o bicho-preguiça comum e o de coleira, encontrados no Sul da Bahia. O desmatamento é a principal causa do desaparecimento dessas duas espécies, que passam quase todo o tempo de seus 50 anos de vida (em média) em cima das árvores, onde se alimentam de 22 espécies diferentes de vegetação da Mata Atlântica e dormem cerca de 14 horas diárias. Vítimas também das queimadas, as preguiças costumam fugir para áreas próximas às cidades, tornando-se uma presa fácil para caçadores ilegais.[3]

Em alguns locais, a preguiça-comum é também chamada de preguiça-bentinho, e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da preguiça-real.

Possui 3 dedos em cada pata, dedos unidos e percebidos somente pelas unhas bem compridas, características da espécie.

Não apresentam dentes incisivos, sendo por isso enquadradas como Endendatas. Apresentam somente os molares. Dormem em cativeiro cerca de 14h por dia, porém em seu ambiente natural chegam a dormir 8h. Não são tão lentas como se imagina, sendo boas nadadoras. Conseguem passar até 20min sem respirar, sendo isto útil no caso de caírem dentro d'água.

As preguiças-comuns fazem suas necessidades fisiológicas aproximadamente de 7 em 7 dias. Seu predador natural principal é o homem, mas pode ser caça de onças e cobras.

O bicho preguiça não gosta de dormir. Dormem somente 30 minutos por dia, ficam acordados tanto de dia quanto de noite.

Referências

  1. «Bichos da mata/Bicho-preguiça - Wikilivros». pt.wikibooks.org. Consultado em 18 de outubro de 2018 
  2. «Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Mamíferos - Bradypus variegatus - preguiça comum». www.icmbio.gov.br. Consultado em 18 de outubro de 2018 
  3. User, Super. «Bicho Preguiça». www.petropolis.rj.gov.br. Consultado em 18 de outubro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Preguiça-comum