Fructuoso Rivera: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thijs!bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: nl:José Fructuoso Rivera
Linha 4: Linha 4:
Líder do [[Partido Colorado (Uruguai)]] uniu-se a [[Juan Antonio Lavalleja]] como segundo chefe do exército libertador e foi nomeado general de divisão pela vitória na [[Batalha de Sarandi]]. Depois da independência do Uruguai abandonou o exército pelas suas diferenças com Lavalleja.
Líder do [[Partido Colorado (Uruguai)]] uniu-se a [[Juan Antonio Lavalleja]] como segundo chefe do exército libertador e foi nomeado general de divisão pela vitória na [[Batalha de Sarandi]]. Depois da independência do Uruguai abandonou o exército pelas suas diferenças com Lavalleja.


Foi presidente do Uruguai, derrotou a oposição de Lavalleja numa guerra civil que durou de 1832 a 1834. Seu enfrentamento com com o fundador do [[Partido Blanco]], [[Manuel Oribe]], cuja subida ao poder tinha apoiado em 1835 provocou uma nova guerra civil; a vitória dos [[Partido Colorado (Uruguai)|colorados]] levou a queda do poder de de Oribe e a posse novamente de Rivera em 1839.
Foi presidente do Uruguai, derrotou a oposição de Lavalleja numa guerra civil que durou de 1832 a 1834. Seu enfrentamento com com o fundador do [[Partido Blanco]], [[Manuel Oribe]], cuja subida ao poder tinha apoiado em 1835 provocou uma nova guerra civil. Em 1836 Rivera chefiou uma revolta contra o regime pró-argentino de Oribe. Após quase dois anos de lutas, Rivera ocupou Montevidéu e depôs Oribe, que se refugiou em Buenos Aires e se aliou ao ditador argentino Juan Manuel de Rosas. A vitória dos [[Partido Colorado (Uruguai)|colorados]] levou a queda do poder de de Oribe e a posse novamente de Rivera em 1839.


O apoio de [[Juan Manuel de Rosas]] aos [[Partido Blanco|''blancos'']] fez com que Rivera sofresse sucessivas derrotas que o obrigaram a se refugiar no [[Brasil]]. Finalizada a [[Guerra Grande]] como foi chamado esse conflito (1843-1851) se formou um triunvirato formado por Rivera,
O ditador argentino [[Juan Manuel de Rosas]] forneceu então um exército a [[Oribe]] e aos [[Partido Blanco|''blancos'']] para a retomada do poder . Isto fez com que Rivera sofresse sucessivas derrotas que o obrigaram a refugiar-se no [[Brasil]]. Finalizada a [[Guerra Grande]] como foi chamado esse conflito (1843-1851) se formou um triunvirato formado por Rivera,
[[Juan Antonio Lavalleja]] e [[Venancio Flores]], mas morreu antes da posse.
[[Juan Antonio Lavalleja]] e [[Venancio Flores]], mas morreu antes da posse.



Revisão das 20h42min de 25 de março de 2007

Ficheiro:Rivera.gif

José Fructuoso Rivera (Montevidéu, 17 de outubro de 1784Melo, 13 de janeiro de 1854) foi um militar e político uruguaio.

Líder do Partido Colorado (Uruguai) uniu-se a Juan Antonio Lavalleja como segundo chefe do exército libertador e foi nomeado general de divisão pela vitória na Batalha de Sarandi. Depois da independência do Uruguai abandonou o exército pelas suas diferenças com Lavalleja.

Foi presidente do Uruguai, derrotou a oposição de Lavalleja numa guerra civil que durou de 1832 a 1834. Seu enfrentamento com com o fundador do Partido Blanco, Manuel Oribe, cuja subida ao poder tinha apoiado em 1835 provocou uma nova guerra civil. Em 1836 Rivera chefiou uma revolta contra o regime pró-argentino de Oribe. Após quase dois anos de lutas, Rivera ocupou Montevidéu e depôs Oribe, que se refugiou em Buenos Aires e se aliou ao ditador argentino Juan Manuel de Rosas. A vitória dos colorados levou a queda do poder de de Oribe e a posse novamente de Rivera em 1839.

O ditador argentino Juan Manuel de Rosas forneceu então um exército a Oribe e aos blancos para a retomada do poder . Isto fez com que Rivera sofresse sucessivas derrotas que o obrigaram a refugiar-se no Brasil. Finalizada a Guerra Grande como foi chamado esse conflito (1843-1851) se formou um triunvirato formado por Rivera, Juan Antonio Lavalleja e Venancio Flores, mas morreu antes da posse.