Lista dos reis do Congo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
Linha 1: Linha 1:
{{Corrigir}}
{{Corrigir}}
<br />
Esta é uma lista de todos os governantes do [[Reino do Congo]], conhecidos comummente pelo título de '''[[Manicongo]]''' (em kikongo: ''Mwenekongo''). Em [[kikongo]], as províncias eram conhecidas como ''wene''. Os senhores destas ''wene'' eram conhecidos como ''Mwene'' (plural: ''Awene''). O senhor do Congo era o ''mwene'' mais poderoso da região e reconhecido como o ntinu rei da região pelos [[portugueses]] desde a sua chegada em 1483.


==''Kandas'', Gerações e Casas==
==''Kandas'', Gerações e Casas==
Linha 7: Linha 7:
As ''kandas'' geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi).
As ''kandas'' geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi).
O prefixo ''ki'' em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum".
O prefixo ''ki'' em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum".
Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos documentos do Congo escritos em [[português]].
Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos docume
Até meados do [[século XVII]], após a [[Batalha de Ambuíla|batalha de Mbwila]], essas facções eram de curta duração e flutuavam. Porém, após a batalha, as facções passaram a ser muito mais firmes e duradouras, durando gerações, particularmente os Kimpanzu e os Kinlaza.


==Eleições==
==Eleições==

Revisão das 11h03min de 9 de outubro de 2019


Kandas, Gerações e Casas

A governação no Congo baseava-se primeiramente na kanda. Cada kanda (plural: makanda) era uma facção baseada no grupo afectivo ou filiação. As kandas geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi). O prefixo ki em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum". Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos docume

Eleições

A escolha dos Reis do Congo era feita através de uma série de princípios dado que os Reis anteriores decidiam diferentes métodos de selecção nas suas cartas onde anunciavam a sucessão. Normalmente o reino passaria por eleições e pelos eleitores, mudando o processo utilizado ao longo dos tempos e de acordo com as circunstâncias. As eleições frequentes deveram-se a uma combinação de princípios electivos e hereditários.

Reis do Congo

A secção seguinte está dividida por períodos baseados na kanda ou casa dominante. A maior parte das casas reinaram num período distinto com poucos ou nenhuns intervalos. Este não é o caso, contudo: após a guerra civil do Congo. Durante este período poderá ver o nome da kanda de cada rei ao lado do seu reinado. o fundador deste vasto reino foi lukeni, um rei guerreiro, conquistador e poderoso. com o seu pequeno grupo atravessou o rio Zaire e fixou-se na sua margem esquerda. Reuniu à sua volta os povos ja encontrados e formou o reino do congo. o rei nimi-a-lukeni era também conhecido por ntinu wene ou ntotela.

Dinastia de Lukeni lua Nimi

Dinastia Kwilu Kanda

Dinastia Nkanga a Mvika Kanda

Dinastia Kwilu Kanda

Dinastia Mpanzo Kanda

Dinastia Nlaza Kanda

  • Álvaro VI (1636 - 1641)
  • Garcia II (1641 - 1660)
  • Antônio I (1660 - 1665) O Rei foi capturado e morto pelos portugueses em 1665, sendo o ultimo monarca congolês independente.

Fragmentação do Reino durante a Guerra Civil

Dinastia de Á Mbanza (Reinando em São Salvador)

Trono vago em São Salvador entre 1678 e 1691.

Dinastia de Kibangu (Reinante em Água Rosada)

Reunificação do Reino

Dinastia alternadas

Reino do Congo sob a vassalagem de Portugal

Ver também