Goethe-Institut: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de Érico (Claramente é alguém que trabalha lá. Já estou conversando com o editor e resolvendo o problema das fontes. Deixa que eu assumo a partir daqui. Sdç.), com Reversão e avisos
Linha 1: Linha 1:
{{Em construção}}
{{Info/Organização
{{Info/Organização
|nome = Goethe-Institut
|nome = Goethe-Institut

Revisão das 17h47min de 24 de junho de 2020

Goethe-Institut
Goethe-Institut
Lema "Sprache. Kultur. Deutschland. (Idioma. Cultura. Alemanha.)"
Tipo Instituição cultural
Fundação 1951
Estado legal Ativo
Sede Munique, Alemanha.
Fundador(a) Governo da Alemanha
Organização Professor Dr. h.c. Klaus-Dieter Lehmann (Presidente), Johannes Ebert (Secretário Geral), Dr. Bruno Gross (Diretor de Negócios)
Sítio oficial https://www.goethe.de/brasil
Sede do Goethe-Institut em Munique

O Goethe-Institut é uma instituição alemã sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar, em especial em países não-falantes do idioma alemão, a língua alemã e promover o intercâmbio cultural internacional. Por meio de programas culturais e educacionais promove o diálogo intercultural, fomentando a participação cultural e a mobilidade global.

O Instituto recebeu seu nome em homenagem ao escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.

A sede do Goethe-Institut fica em Munique. Atualmente existem 157 Goethe-Institut espalhados em 89 países, dois quais 13 na Alemanha. Possui 5  no Brasil, localizados nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, além do Goethe-Zentrum em Brasília, uma associação civil sem fins lucrativos que mantém um convênio de cooperação com o Instituto.

No Brasil, os Goethe-Institut atendem um amplo público com múltiplos eventos, uma oferta diversificada de cursos, um amplo leque de serviços informativos sobre a Alemanha, bem como com cursos de formação e aperfeiçoamento de professores e estudantes da língua e cultura alemãs,

O Goethe-Institut fomenta o desenvolvimento da disciplina do alemão como língua estrangeira no país. Para apoiar o ensino do alemão, o Instituto coopera estreitamente com instituições, profissionais e estudantes dessa área, oferecendo assessoria e materiais de ensino a instituições, bem como cursos de aperfeiçoamento a professores e estudantes de alemão. Para a qualificação de professores é oferecido o programa “Deutsch Lehren Lernen (DLL)”, também em parceria com universidades na formação de estudantes da área.

História

O Goethe-Institut foi fundando em 1951 como sucessor da Deutschen Akademie (fundada em 1925). Inicialmente, o objetivo principal foi o ensino da língua alemã a professores estrangeiros. A partir de 1953, o instituto começou também a oferecer cursos de alemão a estudantes e no mesmo ano iniciou um programa para divulgar a língua alemã em outros países. Entre 1959 e 1960 todas as instituições culturais governamentais da Alemanha até então existentes em outros países, foram unificadas e fazem parte do Goethe-Institut até hoje.

Goethe-Institut de Praga

Durante o governo de Willy Brandt a importância do Goethe-Institut cresceu em nível internacional durante os anos 1970, pois fazia parte da política externa alemã nesta época, a forte divulgação da língua e cultura alemãs.

Em 1976 foi assinado um "contrato de colaboração" entre o Goethe-Institut e o Auswärtiges Amt (similar ao Ministério das Relações Exteriores). A partir de 1980 elaborou-se um novo conceito válido em nível nacional, segundo o qual grandes centros urbanos e cidades com universidades seriam locais de interesse do instituto para o estabelecimento dos seus centros de ensino.

Após a queda da cortina de ferro em 1989, o Goethe-Institut ampliou as suas atividades para o Leste Europeu, fundando ali novos centros.

Após a fusão com a Inter Nationes no dia 21 de setembro de 2000, uma instituição fundada em 1952 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para a divulgação da Alemanha no exterior, o Instituto passou a se chamar de Goethe-Institut Inter Nationes  até julho 2003, passando posteriormente a assumir a designação Goethe-Institut.

Presidentes do instituto

Os presidentes do Goethe-Institut:

  • Kurt Magnus (1951-1962)
  • Max Grasmann (1962-1963)
  • Peter H. Pfeiffer (1963-1971)
  • Hans v. Herwarth (1971-1977)
  • Klaus v. Bismarck (1977-1989)
  • Hans Heigert (1989-1993)
  • Hilmar Hoffmann (1993-2001)
  • Jutta Limbach (2002-2008)
  • Klaus-Dieter Lehmann (desde 1º de abril de 2008)

Exames

O Goethe-Institut desenvolve e aplica diversos exames de proficiência para estudantes de alemão como idioma estrangeiro (Deutsch als Fremdsprache - DaF) em todos os níveis, do A1 até C2, e reconhecidos internacionalmente. Estes exames podem ser realizados em todos os Goethe-Institut. Os exames básicos são:

Nível segundo o Quadro Europeu Comum de

Referência para Línguas

Exames de proficiência do Goethe-Institut
A1 Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1
A2 Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2
B1 Goethe-Zertifikat B1
B2 Goethe-Zertifikat B2
C1 Goethe-Zertifikat C1
C2 Goethe-Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom (GDS)

Instituições similares

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Goethe-Institut

Referências