Torcida do Flamengo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mleone75 (discussão | contribs)
nova página: ==Introdução== '''Torcida do Flamengo''', é a maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo. Todas as pesquisas apontam, que a ''Nação'' tem e...
 
Mleone75 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
==Introdução==
==Introdução==


'''Torcida do [[CRF|Flamengo]]''', é a maior torcida do [[Brasil]] e uma das maiores do mundo. Todas as pesquisas apontam, que a ''Nação'' tem entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil. A pesquisa mais recente sobre torcidas no país feita pelo [[DataFolha]], aponta o clube com 17% da preferencia nacional, seguido pelo [[Corinthians]] com 12%, [[SPFC|São Paulo]] e [[Palmeiras]] com 8% e [[Vasco]] com 5%. Cerca de 80% dos torcedores do [[CRF|Flamengo]], não são do estado do [[Rio de Janeiro]]. Segundo a pesquisa sobre torcidas feita pelo Lance-[[Ibope]] no ano de [[2004]], 48,3% da população do estado [[Rio de Janeiro]] é flamenguista, isto equivale a cerca de 7.7 milhões de torcedores.
'''Torcida do [[CRF|Flamengo]]''', é a maior torcida do [[Brasil]] e uma das maiores do mundo. Todas as pesquisas apontam que a ''Nação'' tem entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil. A pesquisa mais recente sobre torcidas no país feita pelo [[DataFolha]], aponta o clube com 17% da preferencia nacional, seguido pelo [[Corinthians]] com 12%, [[SPFC|São Paulo]] e [[Palmeiras]] com 8% e [[Vasco]] com 5%. Cerca de 80% dos torcedores do [[CRF|Flamengo]], não são do estado do [[Rio de Janeiro]]. Segundo a pesquisa sobre torcidas feita pelo Lance-[[Ibope]] no ano de [[2004]], 48,3% da população do estado [[Rio de Janeiro]] é flamenguista, isto equivale a cerca de 7.7 milhões de torcedores.
<br>
<br>
Em [[2007]] o prefeito da cidade do [[Rio de Janeiro]] [[César Maia]] tombou a Torcida<ref>http://odia.terra.com.br/rio/htm/torcida_do_flamengo_declarada_patrimonio_cultural_carioca_138709.asp</ref> do [[CRF|Flamengo]] como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no [[Maracanã]] e em diversos estádios.
Em [[2007]] o prefeito da cidade do [[Rio de Janeiro]] [[César Maia]] tombou a Torcida<ref>http://odia.terra.com.br/rio/htm/torcida_do_flamengo_declarada_patrimonio_cultural_carioca_138709.asp</ref> do [[CRF|Flamengo]] como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no [[Maracanã]] e em diversos estádios.



==Torcidas Organizadas==
==Torcidas Organizadas==

Revisão das 20h22min de 23 de dezembro de 2007

Introdução

Torcida do Flamengo, é a maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo. Todas as pesquisas apontam que a Nação tem entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil. A pesquisa mais recente sobre torcidas no país feita pelo DataFolha, aponta o clube com 17% da preferencia nacional, seguido pelo Corinthians com 12%, São Paulo e Palmeiras com 8% e Vasco com 5%. Cerca de 80% dos torcedores do Flamengo, não são do estado do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa sobre torcidas feita pelo Lance-Ibope no ano de 2004, 48,3% da população do estado Rio de Janeiro é flamenguista, isto equivale a cerca de 7.7 milhões de torcedores.
Em 2007 o prefeito da cidade do Rio de Janeiro César Maia tombou a Torcida[1] do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no Maracanã e em diversos estádios.

Torcidas Organizadas



O Mais Querido do Brasil

Foi em 1927 que o Flamengo ganhou outra importante disputa com o Vasco. Tudo aconteceu quando o Jornal do Brasil lançou um concurso para escolher "O Clube mais querido do Brasil". O vencedor levaria a "Taça Salutaris", troféu de cerca de um metro e meio, banhado em prata, oferecido por uma engarrafadora de água mineral do mesmo nome. O procedimento do torcedor era levar o rótulo do produto preenchido com o nome do seu time na sede do Jornal do Brasil. Ao final quem tivesse mais votos, Flamengo ou Vasco, ganhava o concurso. Simpatizantes dos dois clubes mobilizaram-se para a batalha. Os portugueses encheram sacolas e mais sacolas de rótulos. Por serem comerciantes tinham maior poder aquisitivo é claro. Mas os Rubro-Negros não se deram por vencidos e brilhantemente reverteram o golpe português, que saiu pela culatra. No dia da apuração, disfarçados (com escudinhos do Vasco na lapela e sotaque lusitano) receberam os cupons dos "patrícios" e despejaram tudo fora. No começo, nas latrinas do prédio do jornal e mais tarde , no poço do elevador. Saiu o resultado e a "Salutaris" é levada em triunfo para a Praia do Flamengo, onde se segue um longo e debochado carnaval. Os vascaínos protestam , fazem questão de divulgar o episódio, achando que com isso iriam estragar a reputação Rubro-Negra. Mas outra vez o tiro sai pela culatra e o cartaz do Flamengo só faz aumentar.

Ligações externas

Referências