Estaleiro naval: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m O ficheiro Margueira_vista_area.jpg teve de ser removido pois foi apagado no Commons por LX: Copyright violation. See w:commons:Commons:Licensing.
VolkovBot (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:

'''Estaleiro''' é considerado o local onde se constroem, guardam e reparam as [[Embarcação|embarcações]] e os seus derivados, para todos os fins, [[militar]]es, [[transporte]], [[polícia]], [[lazer]], [[pesca]].
'''Estaleiro''' é considerado o local onde se constroem, guardam e reparam as [[Embarcação|embarcações]] e os seus derivados, para todos os fins, [[militar]]es, [[transporte]], [[polícia]], [[lazer]], [[pesca]].


Linha 40: Linha 39:
[[Categoria:Construções]]
[[Categoria:Construções]]


[[ar:ورشة بناء السفن]]
[[ast:Astilleru]]
[[ast:Astilleru]]
[[bn:ডকইয়ার্ড]]
[[bn:ডকইয়ার্ড]]

Revisão das 23h57min de 1 de março de 2008

Estaleiro é considerado o local onde se constroem, guardam e reparam as embarcações e os seus derivados, para todos os fins, militares, transporte, polícia, lazer, pesca.

História

A ação de consertar e construir embarcações aquáticas é de fato incerta e provavelmente surgiu já com a primeira embarcação construída pelo homem. A arqueologia diz que a mais antiga foi construída por volta de 2400 AC na India. Foi o porto da cidade de Lothal.

Estaleiros no Brasil

O primeiro estaleiro brasileiro foi construído pelo Barão de Mauá em Niterói, quando o então governo brasileiro fez um empréstimo, a ser pago em onze anos em 1846 para tal finalidade. Teve seu primeiro navio construído em 1850. Até 1961 já havia construído 72 navios (metade militar e metade civil).

Após essa empreitada inicial só em 1950 é que o Brasil realiza mais incentivos através do Governo de Kubitschek. Foi criado o Fundo da Marinha Mercante (FMM). Com esse fundo, o Brasil alcançava em 1972 o segundo parque industrial de navios mercantes do mundo perdendo apenas para o Japão. O Brasil não possuía exportações mundiais como o Japão e dependia exclusivamente das encomendas internas e as dos militares. Sendo assim acaba saido do cenário mundial. Até hoje os estaleiros brasileiros dependem exclusivamente do FMM e de um tributo específico intitulado Adicional de Frete da Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), cobrado sobre os fretes em águas nacionais.


Estaleiros na Ásia

Em um período pouco maior que 10 anos os japoneses assumiram o primeiro lugar no cenário mundial de estaleiros desbancando a tradicional Marinha Inglesa. Fato esse que se caracteriza até os dias de hoje. O período da evolução japonesa foi logo após a Segunda Guerra Mundial entre 1945/1956. Já a Coréia do Sul teve seu grande crescimento no período de 1980/1987 onde sua participação mundial saltou de oito por cento para quase trinta por cento. Por sua vez a China teve seu rápido crescimento a assumiu a liderança mundial em números de navios construídos e de faturamento após a abertura do mercado chinês para o mundo. Atualmente a Ásia ocupa a liderança mundial no segmento de estaleiros sendo o Japão, China, Coréia do Sul os principais fornecedores mundiais.

Liderança em construção de navios

Ver também

Referências