Saltar para o conteúdo

Esporte Clube Cruzeiro (Santiago)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esporte Clube Cruzeiro (Santiago)
Nome Esporte Clube Cruzeiro (Santiago)
Alcunhas Cruzeirinho "Raposão da Fronteira"
Estádio Estádio José Francisco Gorski
Capacidade 5 000 espectadores
Presidente Sandi Marchioro Yamada
  • 1º Vice Presidente: Luciano Stanguerlin
  • 2º Vice Presidente: Gustavo Marques
Treinador(a) Vandré Monteiro
Patrocinador(a) *Amigo Internet,
  • Damian Center Lar,
  • Construtora Santiaguense,
  • Campanher,
  • Zanga,
  • JG Pró Esportes,
  • Farmácias São Jorge,
  • Hidroclean,
  • Marmoraria Espírito Santo
Competição Copa Santiago de Futebol Juvenil

O Cruzeiro Esporte Clube de Santiago-RS mais conhecido como "Cruzeirinho" é um clube brasileiro de futebol, sediado em Santiago, no estado do Rio Grande do Sul. Comanda os seus jogos no Estádio José Francisco Gorski (antigo Alceu Carvalho).[1] O Cruzeirinho é mais conhecido por ser a entidade organizadora da Copa Santiago de Futebol Juvenil que teve sua última edição em 2020, onde o Sociedade Esportiva Palmeiras se sagrou campeão após vencer o Esporte Clube Juventude pelo placar de um a zero.

O Esporte Clube Cruzeiro nasceu no dia 6 de maio de 1967, quando o Tenente da Reserva do Exército Brasileiro Romeu Goulart Jacques (1902-1982), foi influenciado após assistir uma partida entre o Cruzeiro Esporte Clube e o Santos Futebol Clube válida pela Campeonato Brasileiro de Futebol de 1966, na qual o Cruzeiro acabou ganhando do Santos de Pelé no agregado por 9 x 4.

Então Jacques se inspirou e adotou o novo clube tendo o distintivo, nome e cores iguais a do clube mineiro. Porém havia algo que atrapalhava os planos de Jacques, havia outro time na cidade chamado Riachuelo Futebol Clube e no final de tudo isso, no dia 20 de maio de 1975, os dois clubes se fundiram e ali nascia oficialmente o Cruzeiro Esporte Clube de Santiago-RS que seria sediado no velho Campo da Lagoa, localizado na rua 13 de Maio, número 2408, no bairro Riachuelo.

Em 1984, o clube de Santiago acaba entrando na era profissional, tendo um time montado por jogadores da cidade e arredores que começa a impressionar todos já na sua primeira participação na Campeonato Gaúcho de Futebol - Série A2 e se sagra campeão da região Fronteira Oeste por três anos seguidos : 1986, 1987 e 1988, alcançando um quarto lugar no hexagonal final da Divisão de Acesso de 1989. A atividade profissional do clube vai até o ano de 1993 quando as dificuldades impediram de o clube ter continuidade.

Nessa época, o Cruzeiro já realizava a Copa Santiago de Futebol Juvenil, tendo sua primeira edição no ano de 1989. Então desde do ano de 1994, o Cruzeiro passa apenas focar nas categorias de base, tendo como objetivo revelar atletas e lazer para a comunidade santiaguense através dessa competição.

Copa Santiago de Futebol Juvenil de 2016

[editar | editar código-fonte]

No ano de 2016, o Cruzeirinho treinado por Airton Fagundes passa a fazer história na Copa Santiago de Futebol Juvenil e na fase de grupos passa em terceiro lugar do Grupo B com 8 pontos em tendo as equipes do Sociedade Esportiva Palmeiras (9 pts), São Paulo Futebol Clube (8 pts), Associação Chapecoense de Futebol (5 pts), Club Atlético 3 de Febrero (5 pts) e Criciúma Esporte Clube (4 pts).

Nas quartas de final, eliminou o Internacional por 1 x 0, nas semifinais elimina o Grêmio também por 1 x 0 e na final pega o São Paulo que também ganhou por 1 x 0 e o time de casa se consagra campeão pela primeira vez da competição em 26 anos de história.[2]

Referências

  1. «Estádio Alceu Carvalho passa a se chamar "José Francisco Gorski", em homenagem ao ex-atleta e desportista - Rádio Santiago». www.radiosantiago.com.br. Consultado em 21 de julho de 2023 
  2. Regulamento (PDF). [S.l.]: Copa Santiago. 21 de dezembro de 2015