Estômbar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portugal Estômbar  
—  freguesia portuguesa extinta  —
Sítio da Fontes
Sítio da Fontes
Bandeira de Estômbar
Bandeira
Brasão de armas de Estômbar
Brasão de armas
Localização no concelho de Lagoa (Algarve)
Localização no concelho de Lagoa (Algarve)
Estômbar está localizado em: Portugal Continental
Estômbar
Localização de Estômbar em Portugal Continental
Coordenadas 37° 09' N 8° 29' O
Concelho primitivo Lagoa
Concelho (s) atual (is) Lagoa
Freguesia (s) atual (is) Estômbar e Parchal
Extinção 2013
Área [1]
 - Total 24,21 km²
População (2011)[2]
 - Total 4 985
    • Densidade 205,9/km2 
Gentílico: Estombarense
Orago São Tiago

Estômbar é uma vila portuguesa do concelho de Lagoa[3] , com 24,21 km² de área e 4 985 habitantes (2011). Densidade: 205,9 h/km².

Foi elevada a vila em 16 de agosto de 1991.[4]


Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Parchal, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Estômbar e Parchal da qual é a sede.[3]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Evolução da População Entre 1864 e 2011[editar | editar código-fonte]

Evolução da  População  1864 / 2011; Variação da População  1864 / 2011;

Evolução dos Grupos Etários Entre 2001 e 2011[editar | editar código-fonte]

A População em 2001; A População em 2011;

Estômbar -[editar | editar código-fonte]

A vila de Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve. Encanta-nos pela silhueta da brancura do seu casario, figurando no concelho de Lagoa como a melhore produção de metal dos aglomerados urbanos.

Com uma importante estrutura denominada "Quinta dos Burros" ou refugio dos burros que preserva esta especie ameaçada, Estômbar é uma das vilas mais importantes do Algarve devido à sua história da conquista do Castelo por D.Sancho I em 1191, e que serviu de base para a conquista de Silves.


Sanabus, designação da actual vila de Estômbar no tempo da ocupação árabe, constituindo importante centro no interior de um castelo chamado Abenabeci, que as tropas de D. Sancho I conquistaram por alturas de 1191. Nesta bonita terra de contrastes, viram a luz do dia figuras o poeta Ibn Ammar, o lendário e valente Remexido, para além de nobres personalidades do Clero e da Nobreza (a quem falta dar destaque).

Dada a sua privilegiada localização, Estômbar foi outrora, centro económico de grande prosperidade. Baseada numa economia essencialmente agrícola, Estômbar passou a ganhar notoriedade e riqueza com o incremento das actividades ligadas à exploração do sal e ao tráfico comercial no Rio Arade. Porém, é com a dinamização dada à Industria Conserveira que a freguesia se expande, ganhando novos aglomerados populacionais e novas fontes de rendimento. Com a decadência das referidas actividades, a povoação foi encontrando noutras o seu ganha-pão.

Actualmente, a vila de Estômbar conta com um pequeno tecido empresarial ligado à construção civil, às obras públicas e à expansão infantil.

Apesar de sofrer os efeitos da interiorização, Estômbar encontra-se dotado de modernas infra-estruturas e equipamentos ligados à saúde, ao ensino, ao lazer, visando a qualidade de vida dos seus residentes.

Património[editar | editar código-fonte]


Oportunidades a ter
[editar | editar código-fonte]

Ambiente agradável longe do barulho das Cidades.

Pessoas simpáticas e prestáveis em ajudar qualquer um.

Bancada V.I.P para os jogos no estádio municipal de Estômbar.

Convívio e amizades novas a ter.


Referências

  1. Instituto Geográfico Português. Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2012.1. "descarrega ficheiro zip/Excel"
  2. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Visitado em 28 de Fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Centro""
  3. a b Lei n.º 11-A/2013 (Reorganização administrativa do território das freguesias) Diário da República 1.ª Série, n.º 19, de 28 de janeiro. Visitado em 2 de fevereiro de 2013..
  4. Lei n.º 89/91 Diário da República. Visitado em 5 de Abril de 2014..
  5. Igreja matriz de Estômbar IGESPAR. Visitado em 2 de Abril de 2014.
  6. Castelo de Estombar IGESPAR. Visitado em 2 de Abril de 2014.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estômbar
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.