Estação Maracanaú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maracanaú
Estação Maracanaú
Plataforma da estação Maracanaú
Uso atual Estação de Metrô Estação de Metrô
Proprietário Governo do Estado do Ceará
Administração Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos
Linhas Linha Sul
Código Estação Comum
Posição Superfície
Plataformas 1 (central)
Serviços Terminal rodoviário Bicicletário Acesso à deficiente físico Venda de Bilhetes
Informações históricas
Inauguração 14 de janeiro de 1875 (149 anos)
Reconstrução 15 de junho de 2012 (11 anos)
Projeto arquitetônico Luiz Carlos Esteves (1998)[1]
Localização
Maracanaú está localizado em: Fortaleza
Maracanaú

3° 52' 40" S 38° 37' 32" O
Endereço Praça Padre José Holanda do Vale
Município Maracanaú
Próxima estação
Sentido Central-Chico da Silva
Sentido Carlito Benevides
Maracanaú

A Estação Maracanaú é uma estação da Linha Sul do metrô de Fortaleza. Localiza na Praça Padre José Holanda do Vale conhecida popularmente como praça da estação de Maracanaú, no centro histórico do Município. Essa estação esta entre as mais movimentadas do sistema, atendendo toda a área do centro histórico e parte do centro comercial do município.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Estação de Maracanaú, c. 1880

Com a inauguração da linha férrea em Maranguape, no ano de 1875, houve uma luta para estende-la até o povoado da lagoa de Maracanaú.[2] O movimento acabou dando certo, tendo a estação do povoado inaugurada no mesmo ano, fazendo assim, com que a historia da estação seja mais antiga que o próprio município, que só foi emancipado do municio de Maranguape em 5 de julho de 1983.

A estrutura atual da estação foi aberta ao publico pelas autoridades no dia 15 de junho de 2012, na primeira fase da linha sul entre as estações Parangaba e Carlito Benevides.

No dia 1 de outubro de 2014 as bilheterias da estação funcionaram pela primeira vez durante o inicio a fase comercial, no começo o usuário precisava comprar um bilhete de papel, e depois inseri-la em uma urna para se ter acesso a plataforma, ato depois substituído com a implantação de bloqueios eletrônicos permitindo a utilização de cartões magnéticos recarregáveis.[3]

Características[editar | editar código-fonte]

É uma estação de superfície, com plataforma central e estruturas em concreto aparente.

Conta ainda com mapas de localização, sistemas de sonorização, além de possuir acessos, piso tátil e elevadores para pessoas portadoras de deficiência. A estação e a única do sistema a contar com uma plataforma elevatória para cadeirantes e deficientes físicos, uma vez que devido o projeto da estação ser datado de 2001, três anos antes da aprovação da Lei de Acessibilidade de 2004, a estação não contava com elevadores mas não sofreu alterações em seu projeto mesmo após a aprovação da lei.[4] O problema só foi corrigido em 2016 com a implantação da estão plataforma elevatória.

Acessibilidade[editar | editar código-fonte]

A estação conta com piso tátil, mapas de localização em braile e sistema de sonorização para portadores de deficiência visual; elevador e acessos exclusivos para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção; painéis explicativos e telas localizadas nas plataformas para portadores de deficiência auditiva, além de toda a equipe de funcionários bem treinados e especializados para atender aos usuários em qualquer situação.

Acessos[editar | editar código-fonte]

O Acesso a estação pode ser realizado pela Avenida Padre José Holanda do Vale ou pela praça da estação, ambos os acessos levam o usuário diretamente ao nível do bloqueios, onde por meio de escadas pode se ter acesso ao plataforma de embarque e desembarque.

Referências

  1. «Metrô de Fortaleza-Projetos» (PDF). Luiz Esteves Arquitetura. Consultado em 19 de março de 2019 
  2. «A Historia do Município de Maracanaú». Consultado em 13 de novembro de 2016 
  3. «Inicio da fase comercial da linha Sul». Consultado em 15 de setembro de 2015. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 
  4. «Sem rampas, mulher se arrasta em escada para chegar a metrô no CE». Consultado em 13 de novembro de 2016