Estação Vila Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação Vila Oeste
Estação Vila Oeste.jpg
Uso atual Estação Ferroviária
Administração CBTU
Linhas Linha 1 - Azul
Serviços Venda de bilhetes unitários, cartões e créditos BHBus e Ótimo. Transporte de passageiros.
Informações históricas
Inauguração abril de 2000 (17 anos) [1]
Localização
Localização Vila Oeste, Belo Horizonte / MG

Estação Vila Oeste é uma estação da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte. Localizada entre os bairros Oeste e Jardinópolis, atende também aos moradores dos bairros Vila Oeste, Vista Alegre, Madre Gertrudes, Nova Gameleira e Cabana do Pai Tomás[2]. Foi inaugurada em 2000. O horário de funcionamento inicia a partir de 5:15 até as 23:00, todos os dias.

Linhas Integradas[editar | editar código-fonte]

  • 202 Estação Vila Oeste / Vista Alegre
  • 204 Estação Vila Oeste / Nova Gameleira

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A estação possui acessos pelos dois lados da linha do trem. O acesso pelo bairro Oeste é feito por uma passarela na Rua Sacadura Cabral. Pelo bairro Jardinópolis, há dois acessos na Rua 2427: por meio de uma rampa acessível para pessoas com mobilidade reduzida e por meio de uma escadaria coberta.

Dentre as estações da linha 1, esta possui a menor estrutura. O saguão conta com duas bilheterias, que funcionam todos os dias entre 5:40 e 23:00, e quatro roletas frequentemente utilizadas apenas para embarque. Por causa da limitação espacial, não existem roletas permanentemente destinadas ao desembarque. De modo alternativo, o portão de serviço é utilizado habitualmente para a saída dos usuários, embora, em condições atípicas (dias pouco movimentados), os operadores da estação direcionam o fluxo de saída por uma das roletas. Dentre as quatro catracas disponíveis, quando em modo de embarque, todas aceitam bilhetes, duas aceitam cartões Ótimo, e outras duas aceitam cartões BHBus.

Existem duas plataformas de parada separadas pelos trilhos, conforme o destino dos trens. Ambas possuem tamanho suficiente para suportar composições acopladas com 8 vagões, apesar de não possuírem cobertura em toda extensão. A plataforma de embarque com destino à estação Eldorado (via 2) é acessível por uma escada coberta ou por elevador hidráulico destinado a pessoas com mobilidade reduzida. A plataforma de embarque com destino à estação Vilarinho (Via 1) é acessível por rampa coberta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MetrôBH, Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU. «História antecedentes». Consultado em 26 de outubro de 2010 
  2. PBH, Prefeitura de Belo Horizonte. «Mapa da Prefeitura de Belo Horizonte». Consultado em 19 de dezembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.