Estacionamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estacionamento aberto

Estacionamento é o nome dado a determinada área destinada ao repouso de veículos automotores, de propulsão humana ou animal. Eles podem ser encontradas em hospitais, centros comerciais, estádios - ou quaisquer outra estrutura. O ramo de estacionamentos e garagens tem se mostrado uma área tentadora para investimentos, pois, com o crescimento da frota de veículos nas cidades, os roubos destes e outras ocorrências ligadas à segurança têm aumentado consideravelmente, e em contrapartida os espaços destinados para estacionamento em via pública se mostram cada vez menores e mais escassos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Existem diversas classes e tipos de estacionamentos, tais como:

Gratuitos[editar | editar código-fonte]

São as áreas nas ruas, avenidas, e demais vias urbanas em que se é permitido estacionar sem a necessidade de pagamento.

Estacionamento coberto de um shopping center.

Pagos[editar | editar código-fonte]

Os estacionamentos podem ser tarifados, por exemplo com a utilização de parquímetros.

Zona Azul ou Área Azul[editar | editar código-fonte]

É uma modalidade de estacionamento tarifado, utilizado em grandes cidades brasileiras para incentivar a rotatividade de vagas.[1] Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais, na maioria das cidades funciona em algumas categorias, como: "uma hora", "duas horas", "três horas" e "carga e descarga". Limitando o tempo de estacionamento, é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

Estacionamentos particulares[editar | editar código-fonte]

São negócios locais em que você pode pagar para guardar seu veículo por um determinado tempo. Estes estacionamentos, em geral, são (ou devem ser) empresas legalmente constituídas, que façam o correto repasse de impostos através da emissão de Nota Fiscal através do sistema de RPS Eletrônico ou SAT-ISS, e que [2] devem dar total seguro ao seu veículo, incluindo os itens deixados no interior do mesmo, conforme a súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça (para o Brasil).

Configuram-se também como estacionamentos particulares, e portanto aderidos às regras supracitadas, os estacionamentos disponíveis em shoppings e centros comerciais e outros locais, mesmo quando não tarifados.

Automação[editar | editar código-fonte]

Em 2015, foi implantado, no Brasil, o primeiro estacionamento 100% robotizado.

Vagas para deficientes físicos[editar | editar código-fonte]

Em alguns países, os donos dos estabelecimentos são obrigados por lei a reservar uma porcentagem de vagas para motoristas que apresentam deficiências físicas.

Eventos[editar | editar código-fonte]

O ExpoParking é um evento anual organizado pela Abrapark que reúne as maiores empresas do setor. É realizado em São Paulo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estacionamento

Referências

  1. CEAT - Artigos - O estacionamento rotativo pago (zona azul) e a ilegalidade de aplicação da multa baseada em aviso de irregularidade
  2. [1] PARKEER Software para Estacionamentos - Responsabilidade sobre objetos deixados no interior dos veículos.