Estação Edgar Quinet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edgar Quinet
Estação Edgar Quinet
Único acesso da estação, no boulevard Edgar-Quinet.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 6
Código 04-06
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 24 de abril de 1906
14 de outubro de 1907
6 de outubro de 1942
Localização
Localização 11, Boulevard Edgar-Quinet
Próxima estação
Sentido Charles de Gaulle - Étoile
Sentido Nation
Edgar Quinet

Edgar Quinet é uma estação da linha 6 do Metrô de Paris, localizada no 14.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada no boulevard Edgar-Quinet, ao nível da rue de la Gaîté, da rue d'Odessa, da rue du Montparnasse e da rue Delambre.

História[editar | editar código-fonte]

Plataforma da estação.
Vista em direção a Charles de Gaulle - Étoile.

A estação foi inaugurada em 1906.

Ela leva o nome do boulevard Edgar-Quinet que presta homenagem ao historiador Edgar Quinet (1803-1875). Ele trabalhou sobre a Alemanha e o cristianismo, visto por um ateu em Génie des Religions. Seus cursos no Collège de France foram suspensos por Guizot em 1846. Eleito deputado em 1848, ele foi banido em 1851. De volta à França, ele foi novamente eleito deputado em 1871. Ele publicou Les Révolutions d'Italie em 1852 e L'Esprit nouveau em 1874.

A estação foi renovada no quadro do programa "Renouveau du métro". Nas plataformas, esta modernização concerniu apenas a iluminação, o restante dos componentes e o mobiliário permaneceram inalterados.

Em 2011, 2 224 650 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 2 241 317 passageiros em 2013, o que a coloca na 236ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

A estação tem um acesso único localizado em um terrapleno a direita do n° 11 do boulevard Edgar-Quinet.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Edgar Quinet é uma estação de configuração padrão: ela tem duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo usada pela maioria das estações do metrô: as faixas de luz são brancas e arredondadas no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos e os tímpanos. A abóbada é revestida e pintada em branco. Os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação está listado na fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são do estilo "Motte" de cor vermelha.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação não tem correspondência com a rede de ônibus RATP.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Edgar Quinet