Esther Williams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Esther Williams
Nome nativo Esther Williams
Nascimento 8 de agosto de 1921
Inglewood
Morte 6 de junho de 2013 (91 anos)
Los Angeles
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Ben Gage, Fernando Lamas
Alma mater Los Angeles City College
Ocupação atriz, autobiógrafo, ator de televisão, atriz de cinema, nadador(a)
Prêmios International Swimming Hall of Fame
Página oficial
http://www.esther-williams.com/

Esther Williams (Inglewood, Califórnia, 8 de agosto de 1921Beverly Hills, Califórnia, 6 de junho de 2013) foi uma nadadora e atriz estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Esther Jane Williams, nasceu em Inglewood, Califórnia. Filha mais nova de uma família pobre de cinco filhos. Esther começou a nadar desde criança em piscina pública de sua cidade.

Antes de entrar para o cinema, Williams, entusiasta de natação, foi campeã do esporte na Feira Mundial de San Francisco (EUA). Além disso, cursou a Universidade da Carolina do Sul e foi modelo profissional.[1]

Especialista em natação sincronizada, teria participado nos Jogos Olímpicos de Helsínquia de 1940 caso estes se tivessem realizado, o que não aconteceu devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial. Acabado o sonho olímpico, Esther Williams acabaria por se decidir pelo mundo do espetáculo, e começou a realizar apresentações com o também nadador Johnny Weissmüller, famoso pelos seus êxitos olímpicos e pelos seus filmes como Tarzan.

Foi nesse contexto que em 1940 foi descoberta pela Metro-Goldwyn-Mayer, produtora com a qual assinou contrato. Ao lado de Mickey Rooney no filme Andy Hardy’s Double Life estreou no cinema aos 20 anos de idade, e em 1944 ao atuar em Escola de Sereias (Bathing Beauty) ao lado de Red Skelton, alcançou finalmente o estrelato, passando a figurar entre as grandes atrizes da MGM.

Divorciada, em 1944, do Dr. Leonard Kouner (com quem havia se casado no ano anterior) voltou a se casar no ano seguinte com o ator Ben Gage, de quem também se divorciou. Teve três filhos e também foi casada com o ator Fernando Lamas, o latin lover do cinema americano.

Foi eleita uma das estrelas de maior público em 1950, além de ser considerada a Sereia de Hollywood e a rainha dos filmes musicais dos estúdios MGM, invariavelmente em espetáculos aquáticos.[2]

Em 1952, Esther estreou um dos seus maiores sucessos de bilheteria, A Rainha do Mar (Million Dollar Mermaid), uma história real na qual a atriz vivia o papel da própria Annette Kellerman.

Como muitas outras grandes estrelas da época dourada de Hollywood, a maturidade de Esther também não foi muito feliz, principalmente quando o seu casamento com o ex-galã latino Fernando Lamas começou a se desmanchar. Em dezembro de 1974, aos 51 anos de idade, foi presa por estar dirigindo embriagada. Foi solta após duas horas depois que o marido pagou a sua fiança.

Na noite de 6 de junho de 2013 em Los Angeles, Esther Williams faleceu durante a noite, enquanto dormia, aos 91 anos de idade. [3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Esther Williams (1945)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Esther Williams