Estrela Norte Africana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela Norte Africana
Estrela Norte Africana
Parte da série sobre
Política da Argélia
Constituição
Portal da Argélia

A Estrela Norte Africana (em francês, Étoile Nord-Africaine ou ENA), fundada em 1926, foi uma das primeiras organizações nacionalistas da Argélia. [1] Foi dissolvida pela primeira vez em 1929, então reorganizada em 1933, e depois dissolvida novamente em 1937. A organização pode ser considerada uma precursora da Frente de Libertação Nacional (FNL), que lutou contra a França durante a Guerra da Independência da Argélia (1954-62).

Fundada em 1926 pelo político nacionalista Hadj-Ali Abdelkader, a ENA defendia a total independência da Argélia por meio de uma revolta contra o domínio colonial francês. A organização não tinha nenhum braço armado e tentou se organizar pacificamente. A ENA manteve ligações com o Partido Comunista Francês (PCF) até a sua dissolução em 1929. Mais tarde, na Internacional Comunista, o PCF declarou como prematura a independência nacional argelina. Em 1925, Messali Hadj juntou-se à ENA e em 1927 participou na criação da Liga Contra o Imperialismo. A reorganização da ENA, em 1933, elegeu Messali Hadj como presidente, Imache Amar como Secretário Geral e Belkacem Radjef como Tesoureiro. A organização também votou a favor de um plano ambicioso cujo objetivo era levar a Argélia à independência por meios pacíficos. Em 1937, a Estrela Norte Africana foi dissolvida pelas autoridades francesas.

No mesmo ano, dois meses após a sua dissolução, os líderes da ENA, incluindo Messali, fundaram o Partido Popular da Argélia. Este foi posteriormente dissolvido em 1946 sendo imediatamente seguido pela criação do Movimento pelo Triunfo das Liberdades Democráticas, que passou a ser cada vez mais militante. Messali se distanciou da principal corrente do movimento quando este se envolveu na Guerra de Independência da Argélia iniciada pela FLN em novembro de 1954.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Jansen, Jan C.; Osterhammel, Jürgen (2017). Decolonization: A Short History (em inglês). [S.l.]: Princeton University Press. 52 páginas. ISBN 978-1-4008-8488-9 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Rachid Tlemcani, Estado e Revolução na Argélia, Boulder: Westview Press (1986).
  • Benyoucef Ben Khedda, "Les Origines du 1er Novembre 1954", Argel: Editions Dahlab (1989).