Ethan Allen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ethan Allen
Nascimento 21 janeiro 1738
Litchfield
Morte 12 fevereiro 1789
Burlington
Cidadania Estados Unidos
Ocupação oficial
Causa da morte acidente vascular cerebral

Ethan Allen (Litchfield, 21 de Janeiro de 1738[1]Burlington, 12 de Fevereiro de 1789) foi um homem de negócios, um filósofo, escritor, herói, patriota, político, guerrilheiro e revolucionário americano que liderou a facção que pretendia a independência da República de Vermont e dos New Hampshire Grants. Lutou contra a entrada do Vermont na Província de Nova Iorque, e pela independência na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América.

O seu feito militar mais notável prende-se com a tomada do Fort Ticonderoga aos ingleses, em 10 de Maio de 1775.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido na colónia rural de Connecticut, Allen recebeu uma educação que incluía ensinamentos filosóficos. Nos finais dos anos 60 do Século XVIII interessou-se por New Hampshire Grants, comprando terras por lá e envolvendo-se nas disputas legais sobre o território. Derrotas legais levaram à formação dos Green Mountain Boys, liderados por Allen numa campanha de intimidação e de destruição de propriedades para tentar expulsar cidadãos de Nova Iorque de Grants. Quando a Revolução Americana eclodiu, Allen e os Green Mountain Boys tomaram a iniciativa e capturaram o Forte Ticonderoga. Em setembro de 1775 Allen liderou fracassada Batalha de Longue-Pointe, onde foi capturado pelas autoridades britânicas. Primeiramente prisioneiro em navios da Royal Navy, foi enviado para a cidade de Nova Iorque, de onde seria libertado em 1778 numa troca de prisioneiros.

Referências

  1. Allen nasceu quando a Grã-Bretanha e as suas colónias ainda não tinham feito a Mudança para o calendário gregoriano, mas esta data está no novo calendário