Eva Turner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eva Turner
Eva Turner
Nascimento 10 de março de 1892
Oldham
Morte 16 de junho de 1990 (98 anos)
Londres
Cidadania Reino Unido
Alma mater
Ocupação cantora de ópera, professor de música
Prêmios
  • Dama Comandante da Ordem do Império Britânico
Empregador(a) Royal Academy of Music, Universidade de Oklahoma
Instrumento voz

Eva Turner, DBE (10 de março de 1892 - 16 de junho de 1990) foi uma soprano inglesa de reputação internacional. Sua forte, limpa e bem treinada voz foi conhecida em papéis de óperas alemães e italianas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Eva Turner nasceu em Werneth, Oldham, Inglaterra. Suas primeiras lições formais de canto foram com Dan Rootham, o professor da famosa contralto Clara Butt. De 1911 a 1914, ela estudou na Academia Real de Música, em Londres.

Ela começou sua carreira como corista na Companhia de Ópera de Carl Rosa e rapidamente conseguiu grandes papeis, como Kate Pinkerton e o papel de Cio Cio San em Madama Butterfly de Giacomo Puccini; Micaela em Carmen de Georges Bizet; Musetta em La Bohème de Giacomo Puccini; Santuzza em Cavalleria rusticana de Pietro Mascagni; Elisabeth em Tannhäuser de Richard Wagner; Freia e Elsa em Lohengrin de Richard Wagner; Brünnhilde e Leonora em La forza del destino de Giuseppe Verdi; Leonora em Fidelio de Ludwig van Beethoven; Eva em Die Meistersinger von Nürnberg de Richard Wagner e os papéis títulos de Aida de Giuseppe Verdi, Tosca de Giacomo Puccini e Thaïs de Jules Massenet.

Em 1924, após audições para o Teatro alla Scala em Milão, ela ganhou o papel de Freia e de Sieglinde na produção da companhia, para o Ciclo do Anel de Richard Wagner, na temporada 1924/5. O próprio maestro Arturo Toscanini, Maestro Residente, que a escolheu.

Entretanto, o papel que a fez conhecida mundialmente, foi o papel título de Turandot, ópera do compositor italiano Giacomo Puccini. Ela participou de audições para o papel, para a produção de estreia da ópera no Teatro alla Scala em 1926 e o cantou em dezembro no mesmo ano, no Teatro Grande em Brescia, sete meses após a première. Em 1928 ela apresentou-se no Covent Garden (também cantando Aida e Santuzza, durante a temporada) e em 1929 ela tornou-se soprano do La Scala. Gravações de Turandot aconteceu no Covent Garden, em 1937, com Giovanni Martinelli cantando o papel de Calaf e John Barbirolli conduzindo.

Em 1949, foi oferecido a Turner a posição de Professora de Canto na Universidade de Oklahoma, e um contrato de um ano acabou sendo prolongado para nove. Ela voltou a Londres em 1959, quando ela foi nomeada a Professora de Canto da Academia Real de Música, uma posição que ela ocupou até a década de 1980. Algumas de suas alunas são Roberta Knie, Janet Coster e Dama Kiri Te Kanawa.

Ela foi apontada como Dama Comandante da Ordem do Império Britânico em 1962. E morreu em 16 de junho de 1990, aos 98 anos de idade.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]