Evan Taubenfeld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evan Taubenfeld
Evan Taubenfeld
Informação geral
Nome completo Evan David Taubenfeld
Nascimento 27 de Junho de 1983
Origem Maryland, Baltimore
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock,Pop Punk,Pop,Rock Alternativo
Instrumento(s) Vocal, guitarra
Período em atividade 2002 - Atualmente
Gravadora(s) Sire
Página oficial Evantaubenfeld.com

Evan David Taubenfeld (nascido em 27 de Junho de 1983, em Baltimore, Maryland), – Filho de Mark e Ami Taubenfeld – é um cantor americano, mais conhecido por ter sido o guitarrista principal, e melhor amigo da cantora canadense, Avril Lavigne.[1]

Começo da Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu amor pela musica começou desde cedo. Aos dois anos de idade, ganhou dos pais um piano de brinquedo e começou a tocar junto com “Thriller” do Michael Jackson. A partir daí, estava sempre bagunçando com o piano, ou com o tambor de brinquedo que seu avô lhe deu. Aos doze anos ele se apaixonou por rock, obcecado por Dookie do Green Day, Nevermind do Nirvana, entre outros. Aos treze anos a melodia o seduziu, e ele começou a tocar guitarra. Aos dezesseis teve sua primeira banda.

Sonhando em se tornar uma estrela do rock, Taubenfeld recusou uma bolsa de estudos em Boston's Berklee College of Music escolhendo ao invés disso, tentar com sua banda conseguir um contrato. Um mês depois de recusar a bolsa, a banda se desfez. Foi algo muito difícil para ele, ver seus amigos acovardando-se e decidindo ir para a faculdade. Isso o fez sentir-se um perdedor, vivendo na casa dos pais, sem faculdade e sem banda. Ele começou a escrever musicas e fazer seus próprios demos, enviando-os para um amigo da A&R (departament of Artists Records), que tinha acabado de assinar com uma cantora desconhecida, chamada Avril Lavigne e que estava procurando uma banda para ela. Ainda que quisesse sua própria banda, Taubenfeld pegou um trem em Baltimore para conhecer Lavigne na cidade de New Yok.

Spinfire[editar | editar código-fonte]

Spinfire é o nome da banda onde Evan tocou antes de se juntar a banda de Avril. Ele era guitarrista e vocalista.

Avril Lavigne[editar | editar código-fonte]

Após recusar a bolsa em Berklee College of Music, ele recebeu uma ligação de Josh Sarubin, convidando-o para uma audição de um novo talento, a jovem canadense, Avril Lavigne. A amizade entre os dois podia ser notada, quer estivessem dentro ou fora dos palcos. Avril se tornou uma sensação, dando a Evan uma idéia do que era tornar-se uma estrela. Ele ficou três anos nas sombras, mas o tempo todo estava escrevendo músicas para ela e para ele, perguntando para as pessoas que trabalhavam com Lavigne sobre o que elas faziam. Ele percebeu que se ia assinar um contrato, era melhor observar e aprender. Evan também co-escreveu várias músicas da cantora, incluindo singles como “Don’t Tell Me” que se tornou um grande hit do álbum Under My Skin. Então isso o fez decidir que era hora de partir do ninho e se arriscar. Ele deixou a banda da canadense em setembro de 2004 para seguir seus próprios projetos. Existem boatos de que Evan era apaixonado por Avril, e deixou a banda quando a cantora começou a namorar o cantor Deryck Whibley, e por causa desse sentimento (que teria escrito a música “The Best Years of Our Lives”, "Still In Love Somehow" e "The World Keeps Turning") ele teria escrito essas músicas para ela, já que a letra das músicas se encaixariam muito bem na história dos dois, mas esses boatos nunca foram confirmados, pelo contrário, o cantor afirma que Avril ainda é sua amiga, mas só isso.

The Blacklist Club[editar | editar código-fonte]

Está mostrando para o mundo o que é capaz de fazer, em seu primeiro álbum solo, “Welcome to the Blacklist Club.” Produzido por John Fields (Jonas Brothers, Switchfoot, Lifehouse), o álbum marca características de sua personalidade completamente viciante. Em meados de Fevereiro de 2009, Taubenfeld lançou o video lyric de "Cheater of the Year". Em 31 de Março de 2009, o primeiro single de Taubenfeld “Boy Meets Girls” foi lançado no iTunes e Amazon.com. Em abril de 2009 Evan liberou um video lyric de “Boy Meets Girl”. E em 13 de Agosto de 2009, lançou um video lyric de “It’s Like That”. Evan conta que pela primeira vez em sua carreira não está se escondendo atrás de alguém, sendo guitarrista ou baterista na banda de outra pessoa, ou sendo o compositor e produtor. Passou muito tempo esperando por isso, e se sente como uma criança em um time de basquete, que é boa, mas fica no banco, e então finalmente alguém diz “É sua vez, não estrague isso”. “Então, Bem vindos ao Blacklist Club” diz Taubenfeld, “é sobre mim, desde a primeira barra até a última nota. É o primeiro capítulo da história da minha vida”

Big Evil[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2006, Evan fundou Big Evil Corp. A companhia que opera como uma extensão de seu trabalho, publicando e produzindo-o.

Soda Sunday[editar | editar código-fonte]

Soda Sunday é um vídeo chat que acontece aos domingos, onde o cantor responde perguntas, feitas posteriormente pelo email, pelo celular, e alguns que estão na sala de chat e twitter. Canta versões acústicas de músicas, distribui prêmios (fotos e pôster assinados, braceletes...). Às vezes conta com presença de convidados, como Drew, por exemplo. Essa semana essa semana (03de janeiro de 2010) foi o trigésimo terceiro Soda Sunday.

Após o chat, Evan posta em seu blog (de mesmo nome: Soda Sunday), sobre como foi sua semana, o que anda fazendo, suas expectativas pra próxima semana, como se sente, e faz algum comentário sobre o Soda Sunday da semana.

Essa forma de aproximação com seus fãs, sem deixar sua personalidade marcante, é garantia de ascendente sucesso para o cantor, que pouco-a-pouco começa a conquistar também o Brasil.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Título Álbum Melhor posição
Heatseekers
[2]
Welcome to the Blacklist Club 41

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Álbum Melhor posição
Hot Country
[3]
2009 Cheater Of The Year Welcome to the Blacklist Club -
Boy Meets Girl -
Merry Swiftmas (Even Though I Celebrate Chanukah) - 59
2010 Pumpkin Pie Welcome to the Blacklist Club -
2011 Best Years of Our Lives (feat.Avril Lavigne) - -


Referências

  1. «Festival paulista traz projeto solo do ex-guitarrista da Avril Lavigne». r7.com. Rede Record. Consultado em 18 de outubro de 2011 
  2. «Evan Taubenfeld Album & Song Chart History - Heatseekers Albums». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 28 de julho de 2011 
  3. Morris, Edward (19 de dezembro de 2009). «Taylor Swift, Lady Antebellum Still Reside in Their Chart Penthouses». Country Music Television. Consultado em 28 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]