Pop punk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pop Punk)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2018). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pop punk
Origens estilísticas
Contexto cultural Meados da década de 1980 nos Estados Unidos, Califórnia
Instrumentos típicos Vocal
Guitarra
Baixo
Bateria
Teclado
Popularidade Vários níveis de sucesso comercial desde o final da década de 1980; enorme sucesso internacional na década de 1990 e na década de 2000.
Outros tópicos
New wave - Skate punk - Ska punk - Rock alternativo - Emo

Pop punk (também conhecido como punk pop e outras denominações) é um gênero musical de fusão que combina elementos do punk rock com música pop, em graus variados. A música normalmente combina rápidos tempos do punk, mudanças de acorde e guitarras barulhentas com influencia pop em melodias e temas líricos. Bandas como The Click Five, Descendents, Green Day, D'ZRT, blink-182, Bowling For Soup, MxPx, Yellowcard, New Found Glory e Offspring representam bem o cenário internacional. Já no cenário nacional, se destacam bandas como Strike, Forfun, Dibob e Cueio Limão.

Origem[editar | editar código-fonte]

O estilo é originário da costa oeste americana, principalmente na Califórnia, iniciada por adolescentes influenciados pela música punk da década anterior e o grunge. Suas músicas tendem para a vida jovem cotidiana, problemas adolescentes, humor e sarcasmo, diferenciando-se do punk rock puro desde as músicas mais trabalhadas até o modo de vestir.

Características musicais e letras[editar | editar código-fonte]

Blink-182

As músicas são caracterizadas pela musicalidade punk tradicional, vocal limpo, contrabaixo com arranjo independente e guitarras pesadas em harmonia, com direito a solos curtos, porém seguindo regras musicais, campo harmônico, etc. As letras falam sobre política, rebeldia adolescente, garotos(as), colégio, namoro, pais, bebidas, festas, skate e tudo que faz parte da cultura jovem.

Pop punk e estilo[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do punk dos anos 70, seu estilo de roupas são mais modernos, mantendo um estilo de moda adolescente característico do final da década de 90 para o início da década de 2000: calças folgadas ou apertadas, bermudas, camisas de malha, tênis, meias compridas, cabelo espetado, social, colorido ou para baixo, boné ou touca, piercings e tatuagens. Algumas bandas com um som claramente pop punk optam por não seguir nenhum estilo característico de roupas.

História[editar | editar código-fonte]

Jordan Pundik, vocalista da banda New Found Glory.

Bandas como The Offspring, The Muffs, The Vandals, Sum 41, Lagwagon, Bowling for Soup, Green Day, Blink-182, MxPx, Yellowcard, Mest, Millencolin e New Found Glory foram as grandes bandas a darem o pontapé inicial para esse novo estilo musical. O gênero prevaleceu nos anos 2000 com Avril Lavigne, Paramore, Fall Out Boy, Panic! at the Disco, My Chemical Romance, Sum 41, All Time Low e Simple Plan.

Ver também[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia possui o
Portal do Rock.


Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.