Punk blues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Punk Blues
Origens estilísticas
Contexto cultural anos 1980 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos guitarra
baixo
bateria
vocal
Órgão Hammond
harmônica
Piano
Teclado
Gêneros de fusão
Cowpunk
Formas regionais
Inglaterra
Estados Unidos

Punk blues (ou blues punk) se refere a um género de fusão musical do punk rock e o blues.[1] Os músicos e bandas de punk blues geralmente incorporam elementos dos estilos,[2] como protopunk e o Blues-rock. Suas origens estão fortemente ligadas ao som do rock de garagem dos anos 1960 e 1970.

Punk blues em geral tende a ser um gênero de música underground em termos musicais, e é muito desconhecido no mundo da música, ou confundido com outros gêneros pela sua semelhança as suas origens musicais. Punk blues pode ser dito, que favorece a comum crueza, simplicidade e emoção dividida entre o punk-rock e o blues-rock[3] sobre a política e o modo de vida prevalece a sub-cultura do punk que, por sua vez, é um estilo muito mais agressivo.

Chet Weise, cantor/guitarrista do The Immortal Lee County Killers começou com o "Punk e o blues são ambos honestamente reações à vida. É o blues, é o nosso blues. É apenas um pouco mais agressivo e rápido."[4]

Origens[editar | editar código-fonte]

Antes do começo do movimento punk no final dos anos 1970, muitos dos precursores como MC5, The Stooges, The Who, The Sonics, Captain Beefheart, New York Dolls e Jayne County mostraram uma fascinação pelo Blues Americano. Allmusic afirma que blues punk baseia-se na influência do som do "rock de garagem da década de 1960, o grito primal do início de Captain Beefheart e, especialmente, no som cru e desesperado da banda Gun Club - Fire of Love LP de 1981.[1] Ainda de acordo com Allmusic.com, "blues punk … veio realmente à vida no início dos anos 1990 com bandas como o seminal Jon Spencer Blues Explosion, The Oblivians, The Gories e os Gibson Brothers… continuou em 2000 com ainda mais visibilidade graças ao popularidade do The White Stripes." nome ref ."[1] John Doe da banda punk de LA X afirma que o líder Jeffrey Lee Pierce e o frontman do The Gun Club inventou um estilo completamente novo de música, misturando punk e blues.[5]

Principais Bandas[editar | editar código-fonte]

Bandas relacionadas[editar | editar código-fonte]

Começando com o seu álbum de 1988 Prison Bound, a banda punk Social Distortion, começou a incorporar rockabilly, country blues e outras influências em suas músicas. Em Detroit, o rock de garagem que deu origem a bandas como The White Stripes continua a prosperar com músicos de blues punk e bandas que podem ser amarradas no estilo, como o The Detroit Cobras, Geraldine, Mystery Girls, The Sound Reigning, Soledad Brothers, The Von Bondies e inúmeros outros. Em Boston Mr. Airplane Man[6] e a banda de Ohio Pearlene e muitas outras bandas notáveis que tocam neste estilo.

Bandas de indie rock como The Gossip, The Kills,[7] Deadboy & the Elephantmen,[8] e Big John Bates foram associados pelas midias como um punk/blues.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências