Skate punk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Skate punk
Origens estilísticas Hardcore punk
Hardcore melódico
Surf punk
Cultura do skate
Contexto cultural Início dos anos 80 na Califórnia, Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocais - Guitarra eléctrica - Baixo - Bateria
Popularidade década de 1990
Formas regionais
Califórnia
Outros tópicos
Lista de bandas de skate punk - Skate - Straight edge - DIY

Skate punk[1] é um estilo de música, sub-gênero do punk rock, ligado à cultura do skate, utilizando comumente referências a ela tanto nos aspectos rítmicos quanto nos temáticos.[2] Sua origem está ligada à marginalização e o estereótipo negativo associado aos skatistas no começo da década de 1980, nos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Entre as bandas skate punk de destaque estão principalmente: 7 Seconds e Black Flag, mas também Blink-182, The Adolescents, Agent Orange, U.S. Bombs, Circle Jerks, Suicidal Tendencies,[2] Minor Threat, Grinders, The Briefs, Bad Religion, Descendents, e também bandas brasileiras como Atomic Winter, Gritando HC, Neurônios Alucinados, Charlie Brown Jr, Ratos de Porão; Porrada Solicitada; Morto pela escola; Deth kids e Bandanos. O skate punk é utilizado com frequência como fundo musical para ambientes de prática do skate e está diretamente relacionado com o punk rock californiano.

Uma das principais influências foi a revista estadunidense Thrasher que se tornou o principal veículo da informação no meio, além dos inúmeros fanzines, estes nem tão divulgados ao redor do mundo.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, as primeiras bandas de skate punk surgiram no fim da década de 1980 com o Grinders, o Pakdermes e o Necrópole. No começo dos anos 2000 o Charlie Brown Jr. se tornou o maior nome do gênero no Brasil. Destacam-se também Neurônios Alucinados, Gritando HC e Strike.

Notas

  1. Skate Punk não é moda! O que prega? a ideologia punk... Arquivado em 15 de julho de 2014, no Wayback Machine. Sk8.com.br Luciano PT, 2007
  2. a b Gabriel Pillar Rossi, ed. (2004). «Rock Pesado & Punk». Mundo Estranho apresenta Rock!. São Paulo: Editora Abril. p. 52 
Ícone de esboço Este artigo sobre punk rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.