Screamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Screamo
Origens estilísticas Noise rock
Hardcore punk
Emo
Contexto cultural Década de 1990, San Diego, Califórnia
Instrumentos típicos Bateria, Baixo, Guitarra, Vocal
Popularidade Média
Formas derivadas Crunkcore
Gêneros de fusão
Emo-violence
Formas regionais
Outros tópicos

Screamo (também conhecido como skramz) é considerado um subgênero do emocore e do hardcore punk. A palavra vem de scream (grito em Inglês). Se desenvolveu no início dos anos 90 como uma forma mais agressiva do emocore.[1] O screamo tem sido descrito como um estilo dissonante do emo influenciado pelo hardcore punk, e usando vocais rasgados. As letras muitas vezes apresentam temas como dor emocional, interesse romântico, política e direitos humanos.[1]

Muitas bandas se opõem ao rótulo, isso é devido ao fato de que o termo é usado para definir vários estilos e subgêneros diferentes.[2] O "screamo" tem sido usado equivocadamente para descrever muitas bandas de metalcore que pouco tem a ver com o estilo. Vários outros gêneros estão relacionados com o screamo, incluindo: emo-violence, que combina screamo com powerviolence, o crunkcore, um estilo de crunk utilizando tecnicas vocais de screamo, e o nintendocore.

Características[editar | editar código-fonte]

O screamo utiliza instrumentação de rock típico, geralmente baseada no lado agressivo da cena punk revival,[3] muitas vezes com influências de post-hardcore, mas é notável por suas breves composições, execuções caóticas e vocais rasgados. As principais características do subgênero são descritas pela Allmusic:[3] "Ele veio para ser a dinâmica forte/suave de ter um ou dois cantores que se alternam entre canto apaixonado e canto gritante e perturbado que caracteriza a maioria dos screamos. Estas vozes ficam muitas vezes em camadas, ou aparecem lado a lado entre os riffs de guitarra agressivos usados ​​para adicionar uma catarse exaustiva e emocional.'' [3] Além das transições melódicas entre pesado e suave, o gênero também é caracterizado "por frequentes mudanças de andamento e dinâmica e de catarse libertação-tensão".[4] Os vocais rasgados são usados "não de forma consistente, mas como uma espécie de elemento crescente, uma arma sónica para ser trotada quando a música e as letras chegam a um campo emocional particular."[4] . Alguns consideram o subgênero como uma ponte entre o hardcore punk e o emo.

Alguns álbuns de screamo[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b Jason Heller, "Feast of Reason". Denver Westword, June 20, 2002. [1] Access date: June 15, 2008
  2. «Screamo». Jimdero.com. Consultado em 2011-12-15. 
  3. a b c «Explore style: Screamo». 2010. Arquivado desde o original em October 17, 2010. Consultado em January 12, 2015. 
  4. a b Henderson, Alex. «Let It Enfold You - Senses Fail». AllMusic. Consultado em 31/12/2013.