Evangelho Pleno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pentecostalismo
Pentecostalismo

O termo Evangelho Pleno é usado às vezes como sinônimo de pentecostalismo, um movimento protestante originado no século XIX. Os primeiros pentecostais viram os seus ensinamentos sobre o batismo com o Espírito Santo, dons do Espírito Santo, e cura divina como um retorno as doutrinas e poder da Era Apostólica. Por isso, muitos dos primeiros pentecostais chamaram o seu movimento de Fé Apostólica ou Evangelho Pleno.

Esse termo teve origem no Movimento de Santidade. A. B. Simpson, o fundador da Aliança Cristã e Missionária, enquadrou suas crenças fundamentais em torno do "Evangelho Quádruplo", em que Cristo é Salvador, Santificador, Curador, e Rei que brevemente virá. Muitos pentecostais foram influenciados por Simpson e adotaram o seu Evangelho Quádruplo ou "Quadrangular" como uma articulação de suas crenças. Este termo é usado ainda hoje no nome da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular.

O termo "Evangelho Pleno" também se refere a Romanos 15.18-19, onde Paulo diz: "... para obediência dos gentios, por palavra e por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo." O Evangelho Pleno declara que a vontade de Deus para os seus filhos é que sejam prósperos em todas as áreas de suas vidas, a saber:

O nome Evangelho Pleno também pode ser usado como uma abreviação para organizações não-eclesiásticas que tem as palavras Evangelho Pleno em seu nome oficial, como a Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]