Externato Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Externato
ExternatoFC.png
Nome Externato Futebol Clube
Fundação 14 de agosto de 1910
Localização Florianópolis (SC), Brasil
Competição Santa Catarina Campeonato Catarinense
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Externato Futebol Clube era um clube de futebol de Florianópolis no Estado de Santa Catarina, Brasil. O clube está extinto.

História[editar | editar código-fonte]

O Externato Futebol Clube é um clube de futebol da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Fundado em 14 de agosto de 1910, é um dos pioneiros do futebol catarinense e chegou a ser campeão estadual em 1925. Hoje se encontra extinto.

A história do Externato começou igual a do Internato. O Colégio Catarinense de Florianópolis surgiu em 1906 com a denominação de Ginásio Santa Catarina. Entre tantas atividades educacionais e esportivas, o futebol destacou-se na predileção dos alunos internos e externos, formando as duas equipes colegiais: os rivais Internato e Externato.

Em 14 de agosto de 1910, um grupo de advogados de diversos estados estava em Florianópolis para prestar exames e resolveu desafiar a equipe de estudantes do Gymnasio Santa Catarina (atual Colégio Catarinense) para uma partida no Campo do Manejo (no local onde hoje funciona o Instituto Estadual de Educação). A partida foi a primeira realizada fora do Ginásio, sendo vencida pelos catarinenses por 2 a 1 e passando a ser a data oficial de fundação do Externato Futebol Clube, equipe formada exclusivamente por alunos do tradicional colégio. Em 1915 foi inaugurado o campo de futebol. O local sediou os jogos do primeiro campeonato oficial no Estado. O campo tinha capacidade para 3 mil torcedores.

O Externato participou da fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol, no ano de 1924.

Em 1925 o time colegial foi campeão catarinense de forma invicta. O Externato teve o seguinte time base na competição: Luly; Zurich e Miguel; Raynaldo, Arno e Mário; Newton, Arthur, Ivo, Zinder Lins e Heitor. O artilheiro da competição foi o ponta esquerda Zinder Lins, que depois brilharia no Atlético-PR.

Curiosamente, o lateral-direito do Avaí, que jogou a final contra o Externato, era Zanzibar, irmão de Zinder. Maldosamente acusaram Zanzibar de facilitar a vida do irmão na final, que indignado negou essa afirmação na época.

O Externato disputou os campeonatos oficiais até o ano de 1930, quando acabou se afastando do futebol. Depois disso, os jogos ficaram restritos à liga ginasial interna e alguns amistosos contra equipes da região.

Até que em 1944 os rivais Internato e Externato se fundiram, dando lugar a Associação Desportiva Colegial.

Título[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.