Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata
FFPNM
Fundação 1966
Tipo de instituição Pública
Localização Nazaré da Mata, Pernambuco
Docentes 52 (2003)
Graduação 1.734 (2003)
Pós-graduação
    • (2003)

A Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM) da Universidade de Pernambuco (UPE), fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior brasileira, da cidade de Nazaré da Mata, estado de Pernambuco.

História[editar | editar código-fonte]

Criada em 1966, A FFPNM se incorporou à antiga FESP - Fundação de Ensino Superior de Pernambuco na década de 1970, com o objetivo de implantar os cursos de licenciatura nessa instituição. A FFPNM foi unidade da Fundação do Ensino Superior (FESP) até 1991, quando a Portaria Ministerial nº 964 de 12 de junho, publicada no Diário Oficial da União no dia 13/06/91, reconheceu a FESP e, em conseqüência, os cursos ministrados por suas Unidades de Ensino, como Universidade de Pernambuco (UPE).

Atualmente, na FFPNM são oferecidos os Cursos de Licenciatura Plena em: História; Geografia; Pedagogia, Letras, habilitação em Português/Inglês; Ciências Biológicas e Matemática. O curso de Letras, a partir de 1983 deixou de oferecer a habilitação em Português/Francês, devido à falta de alunos procurando por essa modalidade na época. Atualmente tem sido solicitada, por parte do corpo discente, a habilitação Português/Espanhol, mas há uma dificuldade na procura de professores capacitados na região.

Além dos cursos regulares acima, a partir 2000 a FFPNM iniciou o Programa Especial de Licenciatura Plena em Pedagogia – PROGRAPE, com área de aprofundamento em Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries. Este programa é fundamentado na Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB que visa a atender as exigências de que todos os profissionais, atuantes da Educação, tenham formação completa em nível superior. O programa foi criado pela Resolução CONSUN nº 21/99, de 26 de outubro de 1999 e tem dinamizado a região porque tanto seu corpo discente como docente são professores das municipalidades, da rede estadual e universidades.

Em 21 de fevereiro de 1995 foi criada a Escola de Aplicação. Pelo seu regimento, ela integra a estrutura organizacional da FFPNM, em nível administrativo-financeiro, coordenação, direção e docência. Quando da criação, entre as suas metas estavam principalmente o estágio das licenciaturas oferecidas na FFPNM, o que acontece até hoje. [1]

Cursos[editar | editar código-fonte]

Os seguintes cursos são oferecidos na FFPNM atualmente: [2]

Diretório acadêmico[editar | editar código-fonte]

O Diretório Acadêmico Gregório Bezerra é a entidade de representação estudantil que abrange os seis cursos da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - UPE: história, geografia, letras, pedagogia, biologia e matemática, com sede fixa na própria faculdade.

Ex-presidentes
  • atual: Gilberto Junior "Doug"
  • 2009: Breno Michel
  • 2008: José Bartolomeu
  • 2007: Tereza Helena
  • 2006: André Maranhão
  • 2005: Fernando
  • 2004: Fabio Emmanuel

Referências

  1. «História da FFPNM». Universidade de Pernambuco. 2013. Consultado em 09 de abril de 2015  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «Cursos de Graduação UPE Campus Mata Norte». Universidade de Pernambuco. 2015. Consultado em 09 de abril de 2015  Verifique data em: |access-date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.