Falha de Santo André

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a localidade fictícia do jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas, veja San Andreas (Grand Theft Auto).
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «San Andreas Fault» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.

A Falha de San Andreas (em inglês: San Andreas Fault) é uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia. A falha de San Andreas marca um limite transformante, encontro de placas tectônicas que se transformam, ocorre entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-americana. É uma falha famosa por produzir grandes e devastadores sismos, como o sismo de São Francisco de 1906 que destruiu a cidade.

Imagem da NASA da vista da Falha de San Andreas da planície Carrizo, na Califórnia.

Existe a crença popular de que um grande abalo sísmico poderá dividir o estado da Califórnia em dois. Nesta crença, uma parte do estado "se desprenderia" do continente e formaria uma ilha. Tal evento é cientificamente possível, e poderia ocorrer naturalmente em milhões de anos, um sismo em grande escala aceleraria este processo.

A Falha de San Andreas segue numa linha de noroeste a sudeste ao longo da costa da Califórnia. Os números na falha indicam quantos pés o solo cedeu naquele local com o resultado do Sismo de San Francisco de 1906

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

No game Grand Theft Auto San Andreas, da produtora Rockstar Games, San Fierro ( Paródia de San Francisco), há um bairro que mostra edifícios e até um viaduto destruídos. No mar também há sismos.

Terremotos relevantes[editar | editar código-fonte]

A Falha de Santo André tem um histórico de notáveis abalos sísmicos:Elliot´s Atary

  • 1857 - Com epicentro ao sul de Parkfield e magnitude 8,0 na Escala de Richter, causou duas mortes.
  • 1906 - Conhecido como Sismo de San Francisco de 1906, deixou cerca de três mil mortos em decorrência dos abalos e incêndios subsequentes. Atingiu 7,8 graus na escala de Richter.
  • 1989 - Com magnitude de 7,1 na escala de Richter, este tremor causou 63 mortes e danos moderados em diversos lugares da Baía de São Francisco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Falha de Santo André
Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.