Saltar para o conteúdo

Farol (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Farol
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Farol
Bandeira
Brasão de armas de Farol
Brasão de armas
Hino
Gentílico farolense
Localização
Localização de Farol no Paraná
Localização de Farol no Paraná
Localização de Farol no Paraná
Farol está localizado em: Brasil
Farol
Localização de Farol no Brasil
Mapa
Mapa de Farol
Coordenadas 24° 06' S 52° 37' 22" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Araruna, Campo Mourão, Mamborê, Boa Esperança, Janiópolis e Tuneiras do Oeste
Distância até a capital Não disponível
Administração
Prefeito(a) Dirnei de Fatima Gandolfi
Características geográficas
Área total [1] 289,232 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 3 472 hab.
Densidade 12 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,701 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 72 520,734 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 21 248,38

Farol é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2007 era de 3.394 habitantes.

Situado em pelo menos três condições de transição, Farol vê em seu território as terras roxas e vermelhas tornarem-se arenitos, os pinheirais cederem lugar às perobas e a colonização tradicional dos antigos paranaenses junto com migrantes europeus mesclar com as pessoas vindas de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste. Há uma mistura de sotaques e feições.

A origem do nome, contam os pioneiros, deve-se ao fato do Município estar localizado num entroncamento rodoviário onde existia muita sinalização fluorescente, indicando as direções de suas estradas.

È notória a tolerância e paz desse povo. Mais que disputar suas diferenças e nelas assentar ódios e preconceitos, nessas se fez mais rico em sua cultura ainda não muito definida. Exemplo é que embora cerca de metade de sua lista telefônica tenha nomes eslavos, seu primeiro prefeito foi um negro.

Sua economia se faz acima de tudo pela agricultura, principalmente soja, milho e trigo, mas também madeira, mandioca, algodão, café e outras mais. Uma luta constante de todo agricultor é preservar suas terras das chuvas que fácil se fazem excessivas. Todo o município é marcado pelas bases largas em curvas de nível, o que traz a paisagem uma característica pouco comum.

Os rios Goioerê e Riozinho definem a maior parte de seus limites. Triste é que goioerê na língua dos antigos kaigangues significa "águas limpas", condição distante da realidade desse rio hoje barrento. Mas há um sincero esforço de toda a comunidade em preservar seus solos e assim seus rios. Em anos recentes, há sido legado a todo rio suas terras ripárias que se regenerem em matas.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.