Fertilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fecundidade)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Fertilidade (do latim fertilitate) ou fecundidade é o termo empregado para categorizar a capacidade de se produzir algo com facilidade[1] (geralmente, vida). Pode referir-se aos animais ou plantas aptos para a reprodução ou a um tipo de solo, água ou clima com características que permitam manter animais ou vegetais em abundância.

Deusas da fertilidade[editar | editar código-fonte]

Devido à clara importância da terra no início da vida coletiva humana, especialmente na Antiguidade, e da reprodução quase que obrigatória devido à alta taxa de mortalidade, o termo "fertilidade" está sempre associado a uma figura divina, geralmente uma figura feminina, indicando o "dever moral" da gestação feminina.

Algumas destas divindades ligadas à fertilidade eram:

Plantação de trigo na Índia
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fertilidade

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 772.
  2. WILKINSON, P. O livro ilustrado da mitologia: lendas e histórias fabulosas sobre grandes heróis e deuses do mundo inteiro. Tradução de Beth Vieira. 2ª edição. São Paulo. Publifolha, 2002. p. 111.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]