Fenda da Tundavala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Fenda da Tundavala é um enorme abismo de cerca de 1200 m situado na Serra da Leba, a 18 km do Lubango, na província da Huíla, em Angola.

Vista a partir da Fenda ta Tundavala

É nos penhascos da Tundavala que termina o Planalto Central de Angola. Aqui o planalto excede 2200 metros de altitude e cai abruptamente para cerca de 1000 metros de altitude, provocando um desnível deslumbrante com fendas colossais na montanha. Daqui se desfruta uma paisagem magnífica que se estende por dezenas de quilómetros.

O fenómeno natural deu o nome ao Estádio Nacional da Tundavala, no Lubango, que acolheu os jogos do grupo D do Campeonato Africano das Nações de 2010 onde jogaram as selecções dos Camarões, Gabão, Tunísia e Zâmbia.[1]

Referências

  1. «Delegações estrangeiras visitaram Tundavala, em Angola». Consultado em 8 de maio de 2010. Arquivado do original em 7 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]