Filipe, Príncipe de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Príncipe Filipe.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Filipe, Príncipe de Portugal
Nascimento 25 de março de 1533
Évora
Morte 29 de abril de 1539 (6 anos)
Évora
Progenitores Mãe:Catarina de Áustria
Pai:João III de Portugal
Irmão(s) Maria Manuela, Princesa de Portugal, Manuel, Príncipe de Portugal, Afonso, Príncipe de Portugal (1526), João Manuel, Príncipe de Portugal, Antônio, Infante de Portugal

Filipe de Portugal (Évora, 25 de março de 1533Évora, 29 de abril de 1539), foi príncipe herdeiro de Portugal desde 1537 até à sua morte prematura.

Filipe era o sexto filho de João III de Portugal e Catarina de Áustria, sendo neto por via paterna de Manuel I de Portugal e Maria de Aragão, e por via materna de Filipe I de Castela e Joana, a Louca.

Em 1537, após a morte do seu irmão mais velho Manuel, a 14 de Abril, é designado oficialmente como sucessor da Coroa de Portugal. Contudo, Filipe teve o mesmo destino dos seus irmãos, tendo falecido com apenas seis anos de idade, provavelmente devido à consanguinidade resultante das sucessivas uniões dinásticas entre Portugal e Castela desde o início do século XVI. Por sua morte, o título de príncipe recaiu sobre seu irmão mais novo, João Manuel.


Precedido por
D. Manuel
Armas principe herdeiro portugal.png
Príncipe herdeiro de Portugal

1537-1539
Sucedido por
D. João Manuel
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.