Saltar para o conteúdo

Fino-Escandinávia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 24 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q604496
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Fennoscandia.png|thumb|Escandinávia, Fenoscândia e a Península de Kola.]]
[[Imagem:Fennoscandia.png|thumb|Escandinávia, Fenoscândia e a Península de Kola.]]
'''Fino-Escandinávia''' ou '''Fenoscândia''' é um termo geográfico e geológico usado para descrever a [[Península escandinava]], a [[Península de Kola]], a região [[Carélia]] e [[Finlândia]]. O [[Canal Mar Branco-Báltico]] separa a Fino-Escandinávia do continente [[Rússia|russo]].
'''Fino-Escandinávia''' ou '''Fenoscândia''' é um termo geográfico e geológico usado para descrever a [[Península escandinava]], a [[Península de Kola]], a região [[Carélia]] e a [[Finlândia]]. O [[Canal Mar Branco-Báltico]] separa a Fino-Escandinávia do continente [[Rússia|russo]].


Inicialmente o termo Fino-Escandinávia foi introduzido em [[1898]] pelo [[geologia|geólogo]] finlandês [[Wilhelm Ramsay]] para delimitar uma região geológica denominada [[escudo báltico]], que abrange os países [[Noruega]], [[Suécia]], [[Finlândia]] e o norte da [[Dinamarca]].
O termo Fino-Escandinávia foi introduzido em [[1898]] pelo [[geologia|geólogo]] finlandês [[Wilhelm Ramsay]] para delimitar uma região geológica denominada [[escudo báltico]], que abrange os países [[Noruega]], [[Suécia]], [[Finlândia]] e o norte da [[Dinamarca]].


Hoje em dia o termo Fino-Escandinávia também é usado para descrever o contato histórico e cultural entre os [[Sami]], os [[povos fínicos]], os suecos e noruegueses.
Hoje em dia, o termo Fino-Escandinávia também é usado para descrever o contato histórico e cultural entre os [[Sami]], os [[povos fínicos]], os suecos e osnoruegueses.


Fino-Escandinávia não incluí, ao contrario dos [[países nórdicos]], a [[Dinamarca]], [[Islândia]], [[Groenlândia]].
A Fino-Escandinávia inclui os [[países nórdicos]], mas não a [[Dinamarca]], a [[Islândia]] ou a [[Groenlândia]].


==Veja também==
==Veja também==

Revisão das 22h11min de 20 de abril de 2013

Escandinávia, Fenoscândia e a Península de Kola.

Fino-Escandinávia ou Fenoscândia é um termo geográfico e geológico usado para descrever a Península escandinava, a Península de Kola, a região Carélia e a Finlândia. O Canal Mar Branco-Báltico separa a Fino-Escandinávia do continente russo.

O termo Fino-Escandinávia foi introduzido em 1898 pelo geólogo finlandês Wilhelm Ramsay para delimitar uma região geológica denominada escudo báltico, que abrange os países Noruega, Suécia, Finlândia e o norte da Dinamarca.

Hoje em dia, o termo Fino-Escandinávia também é usado para descrever o contato histórico e cultural entre os Sami, os povos fínicos, os suecos e osnoruegueses.

A Fino-Escandinávia inclui os países nórdicos, mas não a Dinamarca, a Islândia ou a Groenlândia.

Veja também

Ícone de esboço Este artigo sobre Escandinávia (geral) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.