Fontographer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fontographer
Desenvolvedor Altsys (original)
FontLab (actual)
Lançamento 1985
Versão estável 5.0 (Win)
5.0 (Mac) (jun/2010)
Sistema operacional Windows, Mac OS X
Gênero(s) Editor de fontes
Licença Proprietária
Página oficial www.fontlab.com

Fontographer é uma programa que permite criar tipos de letra digitais, para as plataformas Microsoft Windows e Mac OS

O programa foi criado pela empresa Altsys em 1985, para a plataforma Mac OS. É considerado como o primeiro programa que permitia edição com curvas de Bézier, tendo sido precedido neste tipo de edição, pelo Adobe Illustrator.

Em Janeiro de 1995, a Altysys é adquirida pela Macromedia. E apesar do desenvolvimento deste programa ter parado desde 1998, na versão 4.1, muitos designers de tipos de letra digitais continuam a usar o programa.

Já em Maio de 2005, a empresa FontLab adquire direitos de distribuição licenciados pela Macromedia, e continuam o desenvolvimento do mesmo, em conjunto com outros programas similares como o FontLab Studio, TypeTool, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Altsys Corporation[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 1984, James R. Von Ehr II fundou a Altsys Corporation para desenvolver aplicativos gráficos para computadores pessoais. A primeira incursão da Altsys no software de edição comercial de fontes foi o editor bitmap font chamado Fontastic, lançado em meados da década de 1980 para o Apple Macintosh. O programa, desenvolvido pelo fundador da Altsys, Von Ehr, foi capaz de editar o formato nativo de fontes de bitmap do Mac. Ele introduziu muitos dos elementos de interface que seriam transferidos para o Fontographer. O Fontastic Plus foi posteriormente introduzido com novas ferramentas de edição e pares de kerning.[1]


Características[editar | editar código-fonte]

Tem como limitação, o número de grafemas que se podem incluir em cada ficheiro, 8192 para ficheiros MacOS e 4095 para ficheiros Windows.

Exporta fontes outline nos formatos TrueType, PostScript Type 1 e PostScript Type 3, para las plataformas Microsoft Windows e Mac OS, a versão do Fontographer para Windows, não permite gravar fontes para Mac OS. Para fontes nos formatos bitmap, exporta em BDF e FON em ambiente Windows, assim como NFNT e BDF em ambiente Mac OS.

Importa e exporta ficheiros de medidas métricas (espaçamento e kerning): MET (Fontographer Metrics), AFM (Adobe Font Metrics) e PFM (PostScript Font Metrics).

Importa ficheiros de imagens nos formatos BMP, TIFF e EPS

Programas similares[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um programa de computador da Adobe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Altsys: small company with bit-time graphics impact.». MacWEEK. 24 de abril de 1990. Consultado em 11 de fevereiro de 2011