Forense computacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Ciência Forense Computacional abrange todas as questões relacionadas aos crimes praticados na Internet ou fora dela, chamados ciber-crimes. Estudando como coletar evidências de crimes e violações, analisar e documentar casos, esta ciência, relativamente nova, segue as principais metodologias internacionais usadas e adotadas por todos os países do mundo na investigação de crimes e delitos comuns.[1]

A Computação Forense consiste, basicamente, no uso de métodos científicos para preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidência digital. A aplicação desses métodos nem sempre se dá de maneira simples.

Evidência digital entende-se pela informação armazenada ou transmitida em formatos ou meios digitais. Sendo que essa evidência, na maioria das vezes, é frágil e volátil, o que requer a atenção de um especialista certificado ou bastante experiente a fim de garantir que os materiais de valor probatório possam ser efetivamente isolados e extraídos correta e licitamente. Tais materiais podem ser apresentados em um tribunal de justiça como prova de materialidade de um crime, por exemplo; ou mesmo como parte de um laudo pericial.

Nas últimas décadas, tem-se notado uma explosão do uso da tecnologia em todas as áreas da indústria, bem como no dia-a-dia das pessoas. Não é surpresa que os criminosos acompanham e até evoluem o emprego da tecnologia no planejamento e prática de crimes.

A medida que a tecnologia invade o mercado com uma extraordinária quantidade de periféricos, quase nunca compatíveis entre si, como smartphones, tablets, notebooks, desktops dentre outros, além de armazenamentos como cloud, pen drives, hd's externos, etc. Tudo isso somado a enorme quantidade de redes sociais, que já atingem todo o planeta, como Facebook, Twitter, etc.. exigem uma especialização e conhecimentos para atuar na área, cada vez maiores.

Notas e Referências

  1. «Recovering and Examining Computer Forensic Evidence». fbi.gov (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.