Evidência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Evidências redireciona para este artigo. Para a canção de Chitãozinho & Xororó, veja Evidências (canção).

Uma evidência (português brasileiro) ou "prova" (português europeu) é tudo aquilo que pode ser usado para corroborar que uma determinada afirmação é verdadeira ou falsa. Em português europeu, evidência é equivalente a "tornar evidente" ou "exposto à vista de todos", a não confundir com o inglês " evidence " cuja tradução correcta é "prova".

Uma evidência científica é o conjunto de elementos utilizados para suportar a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica. Para que haja uma evidência científica é necessário que exista uma pesquisa realizada dentro de preceitos científicos - e essa pesquisa deve ser passível de repetição por outros cientistas em locais diferentes daquele onde foi realizada originalmente.

No direito penal, a evidência criminal é qualquer prova documental, testemunhal ou pericial que se destine a firmar a convicção do juiz sobre a verdade dos fatos alegados pelas partes. Na investigação criminal, a reunião de evidências criminais visa determinar o verdadeiro responsável por um ato criminoso.

Ver também[editar | editar código-fonte]