Saltar para o conteúdo

Formas nominais do verbo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MelM (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 187.117.96.76, para a última versão por 81.84.143.53
Linha 1: Linha 1:
São quatro as '''formas nominais do verbo''', que não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos [[verbo]]s. Por serem tomadas como nomes ([[substantivo]]s, [[adjetivo]]s e [[advérbio]]s), recebem o nome de formas nominais.
São quatro as '''formas nominais de daniela''', que não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos [[verbo]]s. Por serem tomadas como nomes ([[substantivo]]s, [[adjetivo]]s e [[advérbio]]s), recebem o nome de formas nominais.


As quatro formas são:
As quatro formas são:

Revisão das 02h37min de 27 de abril de 2010

São quatro as formas nominais de daniela, que não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos verbos. Por serem tomadas como nomes (substantivos, adjetivos e advérbios), recebem o nome de formas nominais.

As quatro formas são:

  • Infinitivo: indica a ação propriamente dita, sem situá-la no tempo, desempenhando função semelhante a substantivo.O infinitivo é o nome do verbo. Exemplo Ler, dormir, falar, sonhar...
É preciso aumentar o número de verbetes.

O infinitivo pode apresentar algumas vezes flexão em pessoa, constituindo assim duas formas possíveis: o infinitivo pessoal e o infinitivo impessoal.

É melhor estudarmos agora. (infinitivo pessoal, com sujeito nós implícito).
Viver aqui é muito bom. (infinitivo impessoal)
  • Particípio: indica uma ação já acabada, finalizada, adquirindo uma função parecida com a de um adjetivo ou advérbio.

O particípio é reconhecido pelas terminações ado,ido. Exemplo:acabado,finalizado,vivido. Contradições: feito(fazido-errado),escrito (escrevido-errado), coberto(cobrido-errado).

  • Gerúndio: indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado. Pode ser usado em tempos verbais compostos ou sozinho, quando adquire uma função de advérbio.
Estou finalizando os exemplos deste verbete. (tempo composto)
Fazendo teu trabalho antecipadamente, não terás preocupações. (gerúndio sozinho com função de advérbio).

O gerúndio é reconhecido pela terminação ndo. Exemplo: andando, comendo, rindo.

  • Supino: Em gramática, supino é uma forma verbo-nominal usada em alguns idiomas. No português o supino é usado com a preposição para mais um verbo.

EX.:ela entristeceu-se|nom-ela ficou triste