Fortim da Ilha de Periá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Fortim da ilha de Periá localizou-se na chamada ilha de Periá, na foz do rio Periá, atual município de Primeira Cruz, no litoral do estado brasileiro do Maranhão.

História[editar | editar código-fonte]

BARRETTO (1958) refere que, no contexto da conquista do Maranhão, quando forças portuguesas se dirigiam para aquela costa em fins de 1614, foram projetadas obras de fortificação para a ilha de Periá (op. cit., p. 79).

O mesmo autor informa que, com a evacuação e destruição do Fortim de Nossa Senhora do Rosário, a 12 de Outubro de 1614, abandonada a costa do Ceará, o seu comandante, Manoel de Souza D'Eça, retirou-se com a sua guarnição para a ilha de Periá, na costa do Maranhão (op. cit., p. 88).

Existe planta colorida de uma estrutura no Periá, ao final do século XVII ("Planta da casa forte do Priá", c. 1688. Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa) (IRIA, 1966:46).

O capítulo referente ao "Roteiro da Costa do Brasil: da costa do Ceará até ao Maranhão", refere: "(...) Nesta ilha do Pereá houve antigamente uma casa forte." (PIMENTEL, 1762:295).

SOUZA (1885) refere que existiam vestígios de seus muros, à época (1885), no local (op. cit., p. 36).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • IRIA, Alberto. IV Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros - Inventário geral da Cartografia Brasileira existente no Arquivo Histórico Ultramarino (Elementos para a publicação da Brasilae Monumenta Cartographica). Separata da Studia. Lisboa: nº 17, abr/1966. 116 p.
  • PIMENTEL, Manuel (1650-1719). Arte de Navegar (...) e Roteiro das viagens e costas marítimas (...). Lisboa: Officina de Miguel Manescal da Costa, 1762. 606p. il..
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.