Fortim dos Emboabas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Fortim dos Emboabas
Data da construção Início do séc. XVIII
Cidade São João del-Rei, Minas Gerais

Fortim dos Emboabas é uma edificação localizada no município brasileiro de São João del-Rei.[1]

Segundo a tradição oral, serviu de forte a portugueses e brasileiros do norte, que nela se entrincheiraram contra o ataque dos paulistas durante a Guerra dos Emboabas, ocorrida entre 1707 e 1709.

De propriedade do Almirante Max Justo Guedes, desde 2009 está em processo de doação à Universidade Federal de São João del-Rei.

A UFSJ pretende instalar no espaço o Centro de Referência da Cultura Popular "Max Justo Guedes".

Referências

  1. «Cidades antigas, problemas atuais». Revista do Brasil. Consultado em 19 de janeiro de 2013. 
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.