Fréjus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fréjus
  Comuna francesa França  
Câmara municipal de Fréjus
Câmara municipal de Fréjus
Câmara municipal de Fréjus
Símbolos
Bandeira de Fréjus
Bandeira
Brasão de armas de Fréjus
Brasão de armas
Localização
Fréjus está localizado em: França
Fréjus
Localização de Fréjus na França
Coordenadas 43° 25' 59" N 6° 44' 13" E
País  França
Região Provença-Alpes-Costa Azul
Departamento Var
Características geográficas
Área total 102,27 km²
População total (2018) [1] 54 623 hab.
Densidade 534,1 hab./km²
Código Postal 83600
Código INSEE 83061
 Nota: Se procura túneis, veja Fréjus (desambiguação).

Fréjus é uma comuna francesa situada no departamento do Var da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur.

História[editar | editar código-fonte]

Ruínas do aqueduto romano de Fréjus.

Durante a Antiga Roma, a cidade era conhecida como Fórum Júlio (em latim: Forum Iulii) tal como atesta a correspondência entre Planco e Cícero datada de 43 a.C.. O porto de Fórum Júlio acolheu as galeras de Marco António tomadas por Otaviano após a batalha de Áccio em 31 a.C.. Pouco depois, a partir de 29 a.C., a cidade converteu-se em colónia e foi povoada com veteranos da Legio VIII Augusta. Com Augusto toma o título Forum Iulii Octavanorum colonia, quae Pacensis appellatur et Classica, tal como cita Plínio, o Velho[2] e desenvolve-se em torno da atividade económica gerada por ser uma das bases militares da frota romana do mar Mediterrâneo. Da época de Tibério e posterior, data a maioria dos edifícios e equipamentos que chegaram à época contemporânea, como o Anfiteatro de Fréjus, o aqueduto, o farol, as termas ou o teatro. Cneu Júlio Agrícola (40-93) nasceu em Fórum Júlio e completou a conquista romana da Britânia. Sendo sogro do historiador Cornélio Tácito, este dedicou-lhe uma biografia onde se evoca o carácter de antiga e ilustre colónia de Fórum Júlio.

Entre os séculos VII e IX, invasores islâmicos e piratas saquearam a cidade. Os monumentos da época romana ficaram em ruínas, e o século X já pouco restava da colónia. A silte do mar entupiu o porto e levou à formação de um pântano, que separou a vila do mar.

No início do século XVI, Fréjus era um importante local de produção e comércio de trigo, vinha, pesca, pecuária e olaria, que lhe permitiu crescer demograficamente apesar das invasões de 1524 e 1536, ou da guerra de religião de 1561 a 1563, contando com seis milhares de residentes em 1580[3].

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. Plínio, o Velho, III, 35
  3. Histoire de Fréjus jusqu’en 1550.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.