François Bonamy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
François Bonamy
Nome completo François Bonamy
Nascimento 10 de maio de 1710
Nantes
Morte 5 de janeiro de 1786
Nantes
Nacionalidade França francesa
Ocupação médico, botânico

François Bonamy (Nantes, 10 de maio de 1710 – Nantes 5 de janeiro de 1786) foi um médico e botânico francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ensinou botânica publicamente e gratuitamente durante quase 50 anos, e as suas custas manteve um jardim botânico exótico. Foi fundador da primeira Sociedade de Agricultura da França e o autor de "Flore des environs de Nantes", publicado em 1782. Foi regente da Faculdade de Medicina de Nantes, procurador-geral e, em seguida, reitor da Universidade Real de Nantes. Foi diretor do Jardim das Plantas da mesma cidade em 1737, e médico particular de Barin de la Galissonnière.

Em 1764, graças a um ramo trazido por um jovem boticário, conhecido como Louvrier, Bonamy identificou a magnólia-branca ou Magnolia grandiflora que havia sido plantada em 1731 em Maillardière, perto de Rezé, por uma autoridade municipal de Nantes conhecido como Darquistade. Durante vários anos, com a ajuda do seu jardineiro Moreau, Bonamy tentou reproduzir sem sucesso a planta por estaquia do ramo. Finalmente, após quatro anos de tentativas, obteve a recompensa de reproduzir a famosa árvore, que após plantada em jardins e parques, atraíram pessoas e afirmaram a notoriedade botânica de Nantes.

Lorsque Bonamy cessou suas atividades em 1780, sendo sucedido por Armand Prudent Lemerle.

Uma rua da cidade de Rezé porta o seu nome.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Florae Nannetensis prodromus… curante magistro Francisco Bonamy, Flore des environs de Nantes. Nannetis: ex typ. Brun, 1782.
  • Addenda ad Florae Nannetensis prodromum, curante magistro Francisco Bonamy. Nannetis: ex typ. Brun, 1785.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Le Docteur François Bonamy botaniste au jardin des apothicaires (Nantes 1737 1786). – Tese de medicina: Nantes: 1979. Aline Guillemet.
Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.