Francisco Carlos da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francisco Carlos
Arquiduque da Áustria
Cônjuge Sofia da Baviera
Descendência Francisco José I da Áustria
Maximiliano I do México
Carlos Luís da Áustria
Luís Vítor da Áustria
Nascimento 17 de dezembro de 1802
  Viena, Áustria
Morte 8 de março de 1878 (75 anos)
  Viena, Áustria
Enterro Cripta Imperial de Viena
Pai Francisco I da Áustria
Mãe Maria Teresa da Sicília


Francisco Carlos da Áustria (Viena, 17 de dezembro de 1802 — Viena, 8 de março de 1878) foi pai de dois imperadores (da Áustria e do México) e o avô paterno de Francisco Fernando da Áustria, cujo assassinato ajudou a precipitar o começo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Biografia[editar | editar código-fonte]

O arquiduque Francisco Carlos era o segundo filho de Francisco II do Sacro Império Romano-Germânico e de sua consorte, Maria Teresa da Sicília. Entre seus irmãos, estavam Fernando I, a imperatriz Maria Leopoldina do Brasil e Maria Luísa, duquesa de Parma.

No dia 4 de novembro de 1824, ele desposou a princesa Sofia da Baviera, filha do rei Maximiliano I e de Carolina de Baden. Tiveram seis filhos, dos quais quatro sobreviveram à infância.

Embora fosse um homem fraco sem ambições, ele fez parte do Conselho que governou no lugar de seu irmão, o imperador Fernando I, que era retardado mental, entre 1835 e 1848.

Sob influência de sua esposa Sofia, Francisco Carlos abdicou aos seus direitos dinásticos na época da abdicação de Fernando I ao trono (dezembro de 1848), o que levou seu filho mais velho, Francisco José I, ascender como o novo imperador. Ele tinha então dezoito anos.

O arquiduque faleceu seis anos após a morte de sua esposa.

Projetos relacionados[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Francisco Carlos da Áustria