Francisco Ramalho Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Francisco Ramalho Jr)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Francisco Ramalho Jr. (Santa Cruz das Palmeiras, 1940) é um roteirista, produtor e diretor de cinema brasileiro.

Acabou de filmar como diretor, produtor e roterista Canta Maria baseado no romance de Francisco Dantas, Os Desvalidos, com Vanessa Giácomo, José Wilker, Marco Ricca e grande elenco. O filme foi lançado no segundo semestre de 2006.

Atualmente desenvolvendo o projeto como produtor, O Contador de Histórias com roteiro e direção de Luiz Villaça associado a Denise Fraga, como produtora do projeto conjuntamente com Ramalho.

Em 2005, atuou como produtor executivo do longa-metragem O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto, com Luana Piovani e Luis Gustavo . Foi produtor associado e executivo de Jogo Subterrâneo ( 2004/2005 ), de Roberto Gervitz, com Felipe Camargo, Maria Luisa Mendonça, Daniela Escobar e Maitê Proença; foi produtor executivo e associado de Cristina Quer Casar (2001/2002 lançado pela FOX em 2003) direção de Luiz Villaça, com Denise Fraga, Marco Ricca associou-se a Hector Babenco na HB Filmes Ltda. na década de 1980, sem deixar de ter sua empresa, a Francisco Ramalho Junior Filmes Ltda.. Produziu com Babenco inúmeros filmes, de 1981 a 1997, entre eles, O Beijo da Mulher-Aranha que foi indicado para cinco Oscar, vencendo na categoria de Melhor Ator. Foi produtor executivo de Saul Zaentz (produtor de O Paciente Inglês e Amadeus) na produção norte americana rodada na Amazônia, Brincando nos Campos do Senhor. Foi produtor do vários filmes de Babenco,, além de ter trabalhado como consultor e produtor executivo em várias produções internacionais que estiveram no Brasil.

Desde 1968, quando estreou como diretor em longa-metragem, dirigiu, foi roteirista, produziu e distribuiu inúmeros filmes, além de ter também produzido peças teatrais.

Seu filme À Flor da Pele ganhou o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado de 1977.

É professor palestrante na Fundação Getúlio Vargas no curso de extensão universitária Film & Television International Business e da Escola Superior Sul Americana de Cinema e Televisão do Paraná - CINETVPR.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]