Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Antiga sede da Imprensa Oficial, na rua Onze de Agosto, que abrigou também a Pinacoteca e o Museu de Belas Artes, entre 1932 e 1947.

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, (IMESP), é o órgão de responsável pela publicação dos atos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado de São paulo.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 28 de abril de 1891 com o objetivo de ser a gráfica oficial do governo de São Paulo.

Em princípio, ela funcionou nos fundos de uma antiga igreja e, a partir daí, cresceu junto com São Paulo. Ao longo de seus 113 anos, documentou momentos marcantes como a Primeira Grande Guerra, a Revolução de 30, o regime militar e a redemocratização do País.

Foi a primeira empresa a lançar um serviço público digital e, a partir de 1 de outubro de 2008, passou a disponibilizar todas as suas edições do seu Diário Oficial desde 1891 no sistema online aberto e gratuito a Imprensa Oficial reúne, hoje, o que há de mais moderno em tecnologia gráfica e editorial.

No dia 1 de junho de 2017 a edição impressa foi extinta, conforme comunicado divulgado na no dia 30 de maio de 2017. O comunicado oficial que informou a novidade pode ser visto na versão em pdf desta última edição.

O Diário Oficial segue sendo produzido regularmente na internet, em página com certificação digital, inclusive há uma empresa responsável que presta serviços de certificação digital estabelecida no prédio, a DigitalSign, o que autentica o seu "status de documento válido e original", conforme descrito no próprio anúncio de despedida do impresso.

Dentre as sedes da instituição, estiveram:[1]

  • o edifício da rua Onze de Agosto, 169 e 177 (até os anos 1930);
  • o edifício da rua da Glória, 88, antiga fábrica Calçados Rocha (1932 até anos 1970);
  • o complexo da rua da Mooca, 1921, antiga fábrica Clark (desde 1970).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IMPRENSA OFICIAL. Imprensa Oficial do Estado: 1979/1983. São Paulo: Imprensa Oficial, 1983. 44 p. link.