Ministério Público do Estado de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) é a instância no Estado de São Paulo do Ministério Público, que tem como objetivo defender os direitos dos cidadãos e os interesses da sociedade, bem como promover a ação penal pública. Atualmente é chefiado por Gianpaolo Poggio Smanio[1].

Com cerca de 1.900 membros, o MPSP é o maior do país. Sua ampla atuação é realizada por meio dos seus órgãos de execução, possui ainda diversos grupos de atuação especial: o GAECO (contra o crime organizado), GEDEC (contra os delitos econômicos), GECAP (contra os crimes ambientas, contra animais e de parcelamento irregular do solo), GECEP (controle externo da atividade judicial), GAESP (saúde pública), GEDUC (educação) e GAEMA (meio ambiente), além de núcleos como o de Violência Contra a Mulher, e de programas de atuação integrada (PAI) do Futebol, da Pirataria e da Cracolândia[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Currículo do Procurador-Geral de Justiça». Ministério Público do Estado de São Paulo. Consultado em 24 de novembro de 2017 
  2. «Ministério Público do Estado de São Paulo - O que é o Ministério Público». Ministério Público do Estado de São Paulo. Consultado em 24 de novembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.