Francisco Ribeiro da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Francisco Ribeiro da Silva (Santa Maria da Feira, 1940) é um historiador e professor universitário português.

Estudou no Seminário Maior do Porto, concluindo o curso superior de Teologia, licenciou-se em História (1975) e doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1986). Foi docente da mesma faculdade entre Maio de 1976 e Julho de 2006, atingindo a categoria de professor catedrático em 1994 [1]; em 1994/95 foi Presidente do Conselho Directivo da Escola.

Foi vice-reitor da Universidade do Porto entre 2001 e 2006, membro do Conselho de Administração da Fundação Ciência e Desenvolvimento, representante da UP no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, entre muitos outros cargos.

Publicou um total de 166 obras[2], divididas entre livros, ensaios e artigos em revistas científicas. Foi autor de obras emblemáticas como O Porto das Luzes ao Liberalismo, Forais Manuelinos do Porto e do seu Termo, ou Filipe II de Espanha, Rei de Portugal, é, porém, a sua tese de doutoramento O Porto e o seu Termo (1580-1640) - Os Homens, as Instituições e o Poder, publicada em 1988, que mais vezes é referida pelos estudiosos. Publicou, também, uma obra de referência sobre o Douro intitulada História dos Vinhos do Porto [3].

É membro de várias associações científicas e culturais, entre as quais se encontram a Academia Portuguesa da História e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, no Brasil[4].

Referências

  1. Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva
  2. Bibliografia completa do Prof. Ribeiro da Silva
  3. «UP homenageia historiador Ribeiro da Silva». Consultado em 11 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 10 de junho de 2007 
  4. «Francisco Ribeiro da Silva, coordenador científico do GEHVID». Consultado em 11 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 26 de junho de 2007 


Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.