Francisco Xavier da Saxónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Xavier da Saxónia
Príncipe da Saxónia
Francisco Xavier da Saxónia
Nascimento 25 de agosto de 1730
  Dresden, Saxónia
Morte 21 de junho de 1806 (75 anos)
  Dresden, Saxónia
Sepultado em Hofkirche
Nome completo  
Francisco Xavier Alberto Augusto Luís Benno
Cônjuge Maria Chiara Spinucci
Descendência Ludwig, Gräf von der Lausitz
Clara Maria, Gräfin von der Lausitz
Joseph Xavier, Gräf von der Lausitz
Elisabeth Ursula, Duquesa d'Esclignac
Maria Anna, Princess of Oriolo
Beatrix Marie, Marchesa di Corleto
Kunigunde Anna, Marchesa Naro Montoro
Maria Christina Sabina, Princess of Arsoli
nado morto
Cecilie Marie, Gräfin von der Lausitz
Casa Wettin
Pai Augusto III da Polónia
Mãe Maria Josefa da Áustria
Religião Catolicismo

Francisco Xavier da Saxónia (25 de Agosto de 1730 - 21 de Junho de 1806) foi um príncipe da Alemanha e membro da Casa de Wettin. Era o quarto filho do rei Augusto III da Polónia, príncipe-eleitor da Saxónia, e da arquiduquesa Maria Josefa da Áustria.

Regente da Saxónia[editar | editar código-fonte]

Francisco Xavier.

O seu irmão mais velho, o príncipe-eleitor Frederico Cristiano da Saxónia, morreu a 17 de Dezembro de 1763, após um reinado de apenas setenta-e-quatro dias. Francisco Xavier ficou responsável pela regência do Eleitorado juntamente com a princesa-eleitora viúva, Maria Antónia da Baviera, em nome do seu sobrinho, o novo príncipe-eleitor Frederico Augusto III. No papel de co-regente, Francisco continuou as reformas racionalistas do irmão.

Em Outubro de 1765, Francisco Xavier assinou a renuncia do trono da Polónia em nome do sobrinho a favor de Estanislau II da Polônia, como era exigido pelo tratado assinado entre a Polónia e a Rússia a 11 de Abril de 1764. Esta decisão foi tomada contra a vontade da mãe do jovem príncipe, a princesa-eleitora viúva Maria Antónia. Durante a regência, Francisco Xavier tentou iniciar um plano de reforma do exército baseado no modelo prussiano de Frederico, o Grande. No entanto, esta ideia colocou-o em confronto directo com os estados do país, que se recusaram violentamente a implementar esta proposta devido aos grandes custos associados ao seu plano de reorganização.

De acordo com as regulações impostas pela Bula Dourada de 1356, a regência de um príncipe-eleitor menor de idade terminava quando este completava dezoito anos. Assim, em 1768, o príncipe-eleitor Frederico Augusto III foi formalmente declarado adulto, e as funções de Francisco Xavier como regente do Eleitorado da Saxónia terminaram.

Casamento secreto, exílio e regresso à Saxónia[editar | editar código-fonte]

A 9 de Março de 1765, em Dreden, Francisco Xavier casou-se morganaticamente com uma das damas-de-companhia da sua cunhada, a princesa-eleitora viúva, a italiana Maria Chiara Spinucci. A união foi mantida em segredo até 1777, quando foi anunciada formalmente e legitimada.

Em 1769, Francisco Xavier mudou-se com a sua família para França, onde vivia a sua irmã mais nova Maria Josefa, esposa do delfim de França, que tinha morrido dois anos antes. Viveu em França quase vinte anos sob o título inventado de conde de Lusace. Em 1774, o seu sobrinho tornou-se o rei Luís XVI de França. Francisco Xavier e a família preferiram deixar o país quando a Revolução Francesa estava prestes a rebentar e mudaram-se para Roma. Após a morte da esposa em 1792, Francisco ficou em Roma durante alguns anos.

No entanto, alguns anos depois acabou por regressar à Saxónia, onde assentou no Schloss Zabeltitz. Viveu lá até morrer aos setenta-e-cinco anos de idade.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Durante o casamento, Francisco Xavier e Maria Chiara tiveram dez filhos, mas apenas seis sobreviveram até a idade adulta:

  • Ludwig Ruprecht Joseph Xavier (Dresden , 27 de março de 1766 - Pont-sur-Seine , 22 de agosto de 1782).
  • Clara Maria Augusta Beatrice (Dresden, 27 de março de 1766 - Dresden, 18 de novembro de 1766), gêmea de Ludwig.
  • Joseph Xavier Karl Raphael Philipp Benno (Dresden, 23 de agosto de 1767 - morto em um duelo em Teplice pelo príncipe russo Nicholas Shcherbatov, 26 de junho de 1802), chamado " Le Chevalier de Saxe ".
  • Elisabeth Ursula Anna Cordula Xaveria (Dresden, 22 de outubro de 1768 - Dresden, 3 de maio de 1844), chamada " Mademoiselle de Saxe "; casou-se em 8 de novembro de 1787 com Henri de Preissac, duque d'Esclignac.
  • Maria Anna Violente Katharina Martha Xaveria (Siena , 20 de outubro de 1770 - Roma , 24 de dezembro de 1845), casou-se em 15 de outubro de 1793 com o Príncipe Don Paluzzo Altieri, Principe di Oriolo.
  • Beatrix Marie Françoise Brigitte (Chaumot, 1 de fevereiro de 1772 - Dresden, 6 de fevereiro de 1806), casou-se em 18 de fevereiro de 1794 com Don Raffaele Riario-Sforza, Marchese di Corleto.
  • Kunigunde Anna Helena Maria Josefa (Chaumot, 18 de março de 1774 - Roma, 18 de outubro de 1828), casou-se em 1795 com o marquês Don Giovanni Patrizi Naro Montoro.
  • Maria Christina Sabina (Pont-sur-Seine, 30 de dezembro de 1775 - Roma, 20 de agosto de 1837), casou-se em 24 de março de 1796 com Don Camillo Massimiliano Massimo, Principe di Arsoli.
  • Filho natimorto (Pont-sur-Seine, 22 de dezembro de 1777).
  • Cecilie Marie Adelaide Augustine (Pont-sur-Seine, 17 de dezembro de 1779 - Pont-sur-Seine, 24 de junho de 1781).

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Francisco Xavier da Saxónia em três gerações[1]
Francisco Xavier da Saxónia Pai:
Augusto III da Polónia
Avô paterno:
Augusto II da Polónia
Bisavô paterno:
João Jorge III da Saxónia
Bisavó paterna:
Madalena Sibila de Brandemburgo-Bayreuth
Avó paterna:
Cristiana Everadina de Brandemburgo-Bayreuth
Bisavô paterno:
Cristiano Ernesto de Brandemburgo-Bayreuth
Bisavó paterna:
Sofia Luísa de Württemberg-Winnental
Mãe:
Maria Josefa da Áustria
Avô materno:
José I, Sacro Imperador Romano-Germânico
Bisavô materno:
Leopoldo I, Sacro Imperador Romano-Germânico
Bisavó materna:
Leonor Madalena de Neuburgo
Avó materna:
Guilhermina Amália de Brunsvique-Luneburgo
Bisavô materno:
João Frederico de Brunsvique-Luneburgo
Bisavó materna:
Benedita Henriqueta do Palatinado-Simmern

Referências

  1. The Peerage, consultado a 1 de Abril de 2014