Saltar para o conteúdo

Frederick Cornwallis Conybeare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Frederick Cornwallis Conybeare
Frederick Cornwallis Conybeare
Nascimento 14 setembro 1856(1856-09-14)
Coulsdon, Surrey
Morte 9 janeiro 1924(1924-01-09) (aged 67)
Ocupação Orientalista, teólogo, escritor, tradutor

Frederick Cornwallis Conybeare, FBA (14 de setembro de 1856 – 9 de janeiro de 1924), era um orientalista britânico, membro pertencente do University College, em Oxford, e também professor de Teologia na Universidade de Oxford.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Conybeare nasceu em Coulsdon, Surrey, como o terceiro filho de John Charles Conybeare, um advogado, e neto de William Daniel Conybeare,[1] um geólogo renomado. Ele demonstrou interesse na Ordem da Reunião Corporativa, uma organização Católica Antiga, e acabou se tornando Bispo dela em 1894. Durante a década de 1890, ele escreveu um livro sobre o caso Dreyfus, posicionando-se como Dreyfusard, e realizou traduções de textos cristãos primitivos, como o Testamento de Salomão. Além disso, seu trabalho sobre Barlaão e Josafá foi amplamente reconhecido como influente. Ele também era reconhecido como uma autoridade na Igreja Apostólica Armênia.[2]

Durante o período entre 1904 e 1915, ele fez parte da Rationalist Press Association, uma organização criada em 1899.

Uma das obras mais famosas de Conybeare é Mito, Magia e Moral, originalmente publicada em 1909 e posteriormente relançada como As Origens do Cristianismo. Esta obra foi interpretada de formas diversas, sendo vista tanto como uma crítica contundente à teoria do mito de Jesus, o que colocaria Conybeare como apoiador da figura histórica de Jesus, quanto como um ataque a certos aspectos do Cristianismo ortodoxo. Mais tarde, em 1914, ele retornou para confrontar diretamente os principais defensores da teoria do mito de Jesus vigentes na época.

Além de suas outras atividades, Coneybeare dedicou-se à tradução, sendo responsável pela tradução de dois volumes de A Vida de Apolônio de Tiana, escrita por Philostratus, para a Loeb Classical Library. Além disso, ele também realizou a tradução de O Testamento de Salomão.

Ele faleceu em 1924, aos 68 anos de idade, e está enterrado no Cemitério de Brompton, em Londres.[3]

A esposa dele, Mary Emily, exercia a atividade de tradução das obras de Wilhelm Scherer.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Obras[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Artigos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. D. S. Margoliouth, revised by Roger T. Stearn (2015). "Conybeare, Frederick Cornwallis (1856–1924)". Oxford Dictionary of National Biography.
  2. Bibliothèque nationale de France {BnF Data}. "Frederick Cornwallis Conybeare (1856-1924)".
  3. «Residents of Brompton Cemetery». Brompton Cemetery. Consultado em 19 de julho de 2008. Arquivado do original em 14 de julho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • O Wikiquote possui citações de ou sobre: Frederick Cornwallis Conybeare
  • Works by or about Frederick Cornwallis Conybeare at Internet Archive
  • Works by Frederick Cornwallis Conybeare at LibriVox (public domain audiobooks)

Predefinição:Christ myth theory