Função harmônica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: nn:Harmonisk funksjon
Linha 1: Linha 1:
*''Para função harmônica em [[música]], veja [[funcionalidade diatônica]]''
*''Para função harmónica em [[música]], veja [[funcionalidade diatônica]]''


'''Função harmônica''', estritamente em [[Matemática]], é qualquer solução não trivial da [[equação de Laplace]], cujas derivadas primeira e segunda são contínuas. Aplica-se em vários sub-domínios da própria [[matemática]], além de encontrar imensa e rica utilidade na [[física matemática]], na [[física]], em análise de [[processos estocásticos]], entre várias aplicações.
'''Função harmónica''', estritamente em [[Matemática]], é qualquer solução não trivial da [[equação de Laplace]], cujas derivadas primeira e segunda são contínuas. Aplica-se em vários sub-domínios da própria [[matemática]], além de encontrar imensa e rica utilidade na [[física matemática]], na [[física]], em análise de [[processos estocásticos]], entre várias aplicações.


== Definição formal ==
== Definição formal ==
'''Função harmônica''', em [[Matemática]], em [[Física]], em [[Física matemática]] e em [[Processos estocásticos]], é uma [[função]] contínua e duplamente [[Diferenciação|diferenciável]] ''f'' : ''U'' → '''R''' (onde ''U'' é um [[Conjunto aberto|subconjunto aberto]] de '''R'''<sup>''n''</sup>) que satisfaz a [[equação de Laplace]], e pode ser assim expressa:
'''Função harmónica''', em [[Matemática]], em [[Física]], em [[Física matemática]] e em [[Processos estocásticos]], é uma [[função]] contínua e duplamente [[Diferenciação|diferenciável]] ''f'' : ''U'' → '''R''' (onde ''U'' é um [[Conjunto aberto|subconjunto aberto]] de '''R'''<sup>''n''</sup>) que satisfaz a [[equação de Laplace]], e pode ser assim expressa:


:<math>
:<math>
Linha 17: Linha 17:
:onde: <math>\nabla^2</math> é o [[laplaciano|operador laplaciano]] e <math>\ \Delta</math> é o [[Laplaciano|operator Laplace-de Rham]]
:onde: <math>\nabla^2</math> é o [[laplaciano|operador laplaciano]] e <math>\ \Delta</math> é o [[Laplaciano|operator Laplace-de Rham]]


Alternativamente, função harmônica pode ser definida de outros modos:
Alternativamente, função harmónica pode ser definida de outros modos:
* Função harmônica, em [[Matemática]], também pode ser entendida como qualquer solução não trivial da [[equação de Laplace]], cujas derivadas primeira e segunda são contínuas.
* Função harmónica, em [[Matemática]], também pode ser entendida como qualquer solução não trivial da [[equação de Laplace]], cujas derivadas primeira e segunda são contínuas.
* Há também uma outra definição aparentemente mais frágil, contudo equivalente. Realmente, uma função é dita harmônica se e somente se é [[fracamente harmônica]] — e a aparente fragilidade conceitual decorre apenas da recorrência.
* Há também uma outra definição aparentemente mais frágil, contudo equivalente. Realmente, uma função é dita harmónica se e somente se é [[fracamente harmónica]] — e a aparente fragilidade conceitual decorre apenas da recorrência.


Funções harmônicas podem ser definidas num espaço [[riemann]]iano múltiplo, por meio do uso do [[Laplaciano|operator Laplace-de Rham]], <math>\ \Delta.</math>
Funções harmónicas podem ser definidas num espaço [[riemann]]iano múltiplo, por meio do uso do [[Laplaciano|operator Laplace-de Rham]], <math>\ \Delta.</math>


Nesse contexto, uma função é dita ''harmônica'' se <math>\ \Delta f = 0.</math>
Nesse contexto, uma função é dita ''harmónica'' se <math>\ \Delta f = 0.</math>


Uma <math>C^2</math> função que satisfaz <math>\Delta f \ge 0</math> é dita ''[[Função subarmônica|subarmônica]]''.
Uma <math>C^2</math> função que satisfaz <math>\Delta f \ge 0</math> é dita ''[[Função subarmônica|subarmônica]]''.
Linha 35: Linha 35:
* [[Equação de Laplace]];
* [[Equação de Laplace]];
* [[Função anarmônica]];
* [[Função anarmônica]];
* [[Função subarmônica]];
* [[Função subarmónica]];
* [[Operadores diferenciais]].
* [[Operadores diferenciais]].


Linha 41: Linha 41:


{{DEFAULTSORT:Funcao Harmonica}}
{{DEFAULTSORT:Funcao Harmonica}}
[[Categoria:Funções harmônicas]]
[[Categoria:Funções harmónicas]]


[[ca:Funció harmònica]]
[[ca:Funció harmònica]]

Revisão das 15h39min de 30 de março de 2012

Função harmónica, estritamente em Matemática, é qualquer solução não trivial da equação de Laplace, cujas derivadas primeira e segunda são contínuas. Aplica-se em vários sub-domínios da própria matemática, além de encontrar imensa e rica utilidade na física matemática, na física, em análise de processos estocásticos, entre várias aplicações.

Definição formal

Função harmónica, em Matemática, em Física, em Física matemática e em Processos estocásticos, é uma função contínua e duplamente diferenciável f : UR (onde U é um subconjunto aberto de Rn) que satisfaz a equação de Laplace, e pode ser assim expressa:

em todo lugar em U. Isso é também frequentemente escrito como

ou
onde: é o operador laplaciano e é o operator Laplace-de Rham

Alternativamente, função harmónica pode ser definida de outros modos:

  • Função harmónica, em Matemática, também pode ser entendida como qualquer solução não trivial da equação de Laplace, cujas derivadas primeira e segunda são contínuas.
  • Há também uma outra definição aparentemente mais frágil, contudo equivalente. Realmente, uma função é dita harmónica se e somente se é fracamente harmónica — e a aparente fragilidade conceitual decorre apenas da recorrência.

Funções harmónicas podem ser definidas num espaço riemanniano múltiplo, por meio do uso do operator Laplace-de Rham,

Nesse contexto, uma função é dita harmónica se

Uma função que satisfaz é dita subarmônica.

Exemplos

Ligações externas

Referências gerais

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.