Fundação Gaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Fundação Gaia foi criada em 1987 pelo agrônomo e ecologista José Lutzemberger e é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida como de Utilidade Pública pelos governos municipal, estadual e federal. Está localizada em Pantano Grande, no Rio Grande do Sul.

A fundação atua na área de educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa, o manejo sustentável dos recursos naturais, a medicina natural, a produção descentralizada de energia e o saneamento alternativo.

A sede rural leva o nome de Rincão Gaia e está situada em uma área de 30 hectares, árida, rochosa e degradada pela exploração de basalto mas, que ao longo de anos, através de um manejo diferenciado, tornou-se um oásis de biodiversidade. O lugar é habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martim-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra, a coruja-das-torres, e outras espécies animais. Além disso, lá funciona o centro de educação ambiental e de divulgação da agricultura regenerativa.

A Fundação Gaia oferece uma série de atividades educativas no Rincão Gaia, como cursos, oficinas, seminários, visitas guiadas e encontros eco-recreativos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]