Saltar para o conteúdo

Gênero teatral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível teste de 189.6.65.134, revertendo para a edição 34162010 de Cayo César dos Santos Gomes.
Linha 34: Linha 34:
{{DEFAULTSORT:Genero Teatral}}
{{DEFAULTSORT:Genero Teatral}}
[[Categoria:Gêneros teatrais| ]]
[[Categoria:Gêneros teatrais| ]]

LOL pode crê

Revisão das 16h06min de 6 de março de 2013

Gênero teatral é uma definição sempre questionável. Como toda generalização, sempre deixará de lado traços particulares de cada obra individual e, como toda definição, ela será sempre marcada por questões e pontos de vista de cultura e de cada época.

René Wellek e Austin Warren, em sua obra Teoria da Literatura, distinguem duas definições sobre o gênero: a do pensamento clássico e a do pensamento moderno (Wellek e Warren 1955, p. 292-293):

A teoria clássica, de caráter normativo e prescritivo, se importava em quanto cada gênero diferia do outro, quanto a natureza e ao prestígio e considerava que os gêneros "deveriam ser mantidos separados". Esta se preocupava em procurar essências de cada um e discriminar diferenças.

A teoria moderna, por outro lado, de natureza descritiva e pragmática, não limita o número de espécies e nem se preocupa com regras definidoras de cada um, admitindo misturas e o surgimento de novas espécies, assim como o hibridismo entre elas. A teoria moderna se preocupa mais em buscar pontos de intersecção ou pontos em comum entre o(s) gênero(s).

Gêneros teatrais

Referências gerais

  • Wellek, R. e Warren, A (1955). Teoria da Literatura. Lisboa, Europa-América.

LOL pode crê